Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Conselho do Laicato da Arquidiocese de Manaus participa de encontro nacional dos leigos Doroteanos em BH

O Conselho do Laicato da Arquidiocese de Manaus (CNLB – Manaus) esteve participando do I Encontro Nacional dos Leigos Doroteanos que aconteceu nos dias 30 de abril e 01 de maio no Colégio Santa Dorotéia em Belo Horizonte/MG. O encontro contou com a participação de gestores leigos e religiosas, professores leigos e leigas, e outros funcionários leigos e leigas de todo o Brasil.

O tema do encontro foi Sal da Terra, Luz do Mundo e Fermento na Massa e o CNLB – Manaus deu sua contribuição com o tema Documento 105 Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade, tendo como assessora Patrícia Cabral, presidente do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Manaus e, Ir. Ildes Lobo, gestora do Colégio Santa Dorotéia de Manaus/AM, como mediadora.

O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento do documento da CNBB em que os leigos e leigas são chamados a serem sal da terra e luz do mundo não somente na vida eclesial da igreja, mas principalmente sendo igreja nos demais espaços da sociedade, protagonistas das grandes transformações através da sua inserção primordial no campo das políticas públicas.

Outros temas também foram abordados, como a vivência e espiritualidade dos leigos doroteanos a exemplo de Santa Paula, que protagonizou mudanças na sua época como mulher, cristã, religiosa e determinada em ajudar os mais necessitados. Vários depoimentos de religiosas, leigos e leigas foram apresentados como mudanças de vida pessoal ao conhecerem e assumirem o carisma de Santa Paula.

Houve partilha de ações que estão sendo desenvolvidas pelas missões realizadas pelos colégios em todo Brasil e vale ressaltar que em junho, o Colégio Santa Dorotéia de Manaus, estará realizando ação missionária no município de Autazes. “Foram dois dias de muitos apreendizados e testemunhos de verdadeiros cristãos e cristãs.  Parabéns a Comissão Nacional dos Leigos Doroteanos por promover este I Encontro e que outros possam vir a somar essas realidades de base”, disse Patrícia.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO:

30 DE ABRIL

1º Seminário

Tema: O Leigo na Eclesiologia do Vaticano II: Constituições Dogmáticas – Apostolicam Actusitatem, Lumen 

 Gentium e Gaudium et Spes. 

Expositor: Professor Renato Daniel Araújo de Faria

Mediador: Professor Jean Sidcley Álvares Teixeira

2º Seminário

Tema: A caminhada dos Leigos nos Capítulos Gerais: do Pós-Concílio ao Capítulo Geral XXI.

Expositor: Professor Jean Sidcley Álvares Teixeira.

Mediadora: Rogener Almeida Santos

1° DE MAIO

3º Seminário

Tema: Documento 105: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade.

Expositora: Patrícia Cabral (presidente do Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus)

Mediadora: Irmã Ildes Lobo

4º Seminário

Tema: O testemunho dos Leigos e das Irmãs Doroteias na Província Brasileira.

Expositor: Professor Jean Sidcley Álvares Teixeira

Texto e fotos: Patricia Cabral 


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar