Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Santuário São José Operário festeja seu padroeiro no dia do trabalhador

Com o tema “Juntos com São José na superação da violência”, o Santuário Arquidiocesano São José, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, promoveu uma grande festa em honra a seu padroeiro, no dia 1 de maio.  A programação iniciou às 9h da manhã, com a carreata que levou a imagem do santo da Paróquia de São José Operário, na zona leste, para o Santuário, chegando por volta das 10h30 quando houve a bênção dos carros. Às 17h iniciou a missa em homenagem ao santo protetor do trabalhador, seguida de procissão pelas ruas próximas ao santuário.

Durante a homilia, o pároco/reitor Pe. João Benedito, afirmou ser este um dia de grande festa e a chuva não é um problema para os devotos de São José.  “Estamos agradecendo a Deus por várias coisas, pelos 70 anos de fundação da paróquia; pela carreata, translado e acolhida da imagem do santo; e agora continuamos a festa com o ponto mais alto que é a celebração da eucaristia neste dia que é o dia do trabalho e dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores”, afirmou pe. João.

Padre João também explicou sobre a diversidade dos trabalhos, sendo alguns remunerados e com carteira assinada e outros não, sendo que todos eles dignificam e enobrecem da mesma forma que o trabalho de carteira assinada.  Falou da preocupação com o crescente número de pessoas desempregadas, das reformas que estão acontecendo a respeito dos direitos trabalhistas e como isso afeta a vida do trabalhador. Colocamos estas preocupações aos pés de São José para que ele interceda pelos que não tem como sustentar suas famílias. A vida é desafiadora, mas precisamos superar os desafios, com a força de Deus e a intercessão de São José conseguimos.  São José era carpinteiro e trabalhador, por isso foi escolhido padroeiro dos trabalhadores, mas também foi pai que sustentou a Sagrada Família de Nazaré, e também é o santo que provém o que precisamos para sobreviver”, destacou.

O pároco falou sobre a temática da festa deste ano que está em acordo com a Campanha da Fraternidade 2018, destacando a importância de superar a violência doméstica tão presente nas famílias, além de outros tipos de violência que podem ocorrer em nossas casas e precisam ser combatidas pois transformam nosso lar em um local onde não queremos estar e afetam a dignidade de quem sofre a violência.

A festa encerrou com o arraial e lançamento do APP  “Santuário São José Operário” cujo objetivo e evangelizar por meio de uma plataforma para o celular, simples e segura, que permitirá que fiéis e membros do Santuário possam ter em mãos a agenda pastoral, homilia diária, notícias não somente do Santuário, mas de toda a Igreja, frases semanais do Papa Francisco, retiradas de seus discursos e dentre outras facilidades.

 

Fotos: Pascom Santuário São José

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar