Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia Santo Antônio realiza Caminhada pela Paz no dia do trabalhador

Foi realizada na manhã desta terça feira, 1°de maio, dia do trabalhador e de São José Operário, a Caminhada pela Paz da Paróquia Santo Antônio. Esta já é a terceira paróquia do setor Avenida Brasil que realiza este ato. A concentração foi na praça situada à Rua Padre Agostinho Martin, bairro Compensa, e percorreu as ruas do bairro de Santo Antônio, até chegar na praça do Prosamim.

Cerca de 100 pessoas estavam na caminhada, quase todos vestidos com camisa branca, seguravam faixas como forma de manifestação. Agentes de pastorais e movimentos das seis comunidades da Paróquia Santo Antônio estavam presentes. A Paróquia São Jorge também marcou presença junto com o pároco Frei Agostinho, comunitários e a coordenadora setorial Conceição Silva.

Durante o percurso foram refletidas as frases dos cartazes, músicas de paz foram cantadas pela equipe de música e o grito pedindo pela paz chamava a atenção de moradores que vinham apressadamente para a frente de suas casas ver a caminhada. Entre os pedidos estavam educação, segurança no bairro, saúde, respeito ao idoso, juventude, a mulher, criança e ao adolescente.   Ao chegar na praça do Prosamim do bairro Santo Antônio, a comunidade da Sagrada Família realizou uma peça teatral com cenas alusivas à violência contra a mulher, a criança e ao adolescente, idosos e homossexuais.

O pároco de Santo Antônio padre Evanir Rosa deu a bênção a todos, recordando o dia de São José exemplo de humildade e doação, lembrou também dos trabalhadores, e daqueles que ainda estão desempregados. “Neste dia do trabalhador, trabalhadora, 1° de maio dia de São José Operário nós manifestamos de forma especial a nossa indignação pelas situações de violências vividas em nosso meio, em nosso bairro, nossa cidade de Manaus, nosso estado e a nível de Brasil, há muitos desafios e muitas coisas a serem superadas e a caminhada pela paz é o grande grito que brota do próprio coração de Jesus, o príncipe da Paz , como ele mesmo nos fala Eu vou deixo a paz, eu vos dou a minha paz, não é esta paz que o mundo pode nos oferecer. E diante dessa realidade de sofrimento, de violência, não foi Deus quem o fez, foi as pessoas que estão promovendo no seu egoísmo e na sua ganância e na sua exploração contra a pessoa”, disse o pároco.

Segundo Conceição Silva, coordenadora leiga do setor Avenida Brasil, a iniciativa surgiu em assembleia e reunião da coordenação do setor, foi decidido que se fariam gestos concretos a partir da campanha da fraternidade nas paróquias. “ Duas paróquias já realizaram a caminhada, em São Jorge foi feito durante a Semana Santa e dia 21 de abril em São Raimundo, nós vamos continuar até o final do ano com este gesto concreto e as paróquias da compensa ainda vão fazer”, explicou Conceição.

Após a caminhada todos foram convidados para um café da manhã partilhado.

 

 

 

 



Por: Rafaella Moura



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar