Cáritas Arquidiocesana de Manaus completa 56 anos

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus Celebra no dia 1 de Maio os seus 56 anos de existência. Neste dia em que Celebramos o dia dos trabalhadores e trabalhadoras que sofrem o duro golpe nas conquista de seus direitos.

Este é o momento de agradecer ao Deus da Vida e da Esperança, pelo presente de Amor que é a Cáritas. Ela que luta em defesa da vida e de sua promoção, sobretudo em favor dos mais empobrecidos. A Cáritas é um sinal de que Deus se faz presença e cuida. Portanto, a Cáritas é presença do Reino de Deus.

Vivemos tempos difíceis de grandes mudanças e ameaças na defesa da Vida e dos Direitos já conquistados. A ameaça, sobretudo aos direitos conquistados em favor daqueles que mais sofrem, incluindo os povos e comunidades tradicionais; a ameaça da garantia de cidadania justa e equitativa, característicos de um Estado democrático, mas que também são frutos de lutas históricas que culminaram em politicas públicas, hoje ameaçadas, mas que ceifaram a vida de milhares de pessoas. Neste tempo somos chamados a evocar o profetismo de Dom Helder Câmara, homem apaixonado pelo Reino de Deus, pelos empobrecidos na construção de uma sociedade do Bem Viver e na Cultura de solidariedade.

A Cáritas de Manaus vem reafirmando a sua Pastoralidade com a criação da sua rede solidária, junto as Cáritas paroquiais e áreas missionárias, grupos de Economia Popular Solidária dos movimentos sociais populares, Grupo de Mulheres, Povos Tradicionais, Catadores de material reciclável, Migrantes e Refugiados, comunidades de Vida, Religiosos(as) e Pastorais Sociais.

Ao reafirmar a sua pastoralidade a Cáritas arquidiocesana se torna um organismo que une as forças com o povo de Deus no seguimento a Jesus Cristo, rumo à Terra sem Males. A alegria de celebrar seus 56 anos é que este Amor Profético continua vivo, como nunca, na defesa da Vida, dos Direitos e de sua promoção; parte constituinte de sua história. Nós nos alegramos ainda pela Cáritas da Diocese de Roraima, que neste dia, torna-se ainda a mais nova entidade membro da Cáritas Brasileira.

Que Deus abençoe a todos os Agentes Cáritas, voluntários(as) e colaboradores(as). Juntos somos Cáritas, somos solidariedade. Parabéns a Todos que colaboram e que fazem parte desta história de Amor.