Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Padres Missionários de Guadalupe celebram os 30 anos da chegada na Amazônia

A Área Missionária Imaculado Coração de Maria (Amicom), localizada no bairro de Santa Etelvina, celebrou na noite deste domingo (29/04), a santa missa em homenagem aos 30 anos da chegada dos padres mexicanos Missionários de Guadalupe na Amazônia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco, Pe. Hugo Hernandez; e também pelos padres José Luiz e Januário Kim, que atuam como vigários paroquiais na Amicom, além dos representantes de todos as sete comunidades. A celebração também contou com a presença do padre Alejandro Gollaz, superior da congregação de Guadalupe e pároco em Itacoatiara, e do padre Emílio Fortoul, vindo do México representando o Pe. Raul Ibarra, Superior Geral dos Missionários de Guadalupe (MG), que aproveitou a ocasião para entregar um Crucifixo Peitoral de presente para cada um dos bispos da Arquidiocese de Manaus.

Após a procissão de entrada, Dom Sergio deu a boas-vindas a todos, manifestando a alegria de ter os missionários atuando em nossa Arquidiocese. “A última vez que estive aqui, foi na celebração de encerramento das Santas Missões Populares e, muito me alegra estar aqui hoje, para comemorar os 30 anos que temos os padres MG no meio de nós, pois esse é o verdadeiro papel da igreja, ser missão”, disse o Arcebispo. Em sua homilia, Dom Sergio enfatizou mais uma vez o papel da igreja missionária baseado na leitura do evangelho. “Nós somos o corpo de Cristo, nós somos a igreja, nós somos a videira que tem muitos ramos e frutos, e hoje estamos reunidos em comunhão e muitos felizes pois missão é a natureza da igreja, e os MG são exemplos de verdadeiros missionários, homens que deixaram a sua terra e foram dar testemunho de Jesus em outro país, em outra cultura, pois não importa o lugar que seja designado, a missão é a nossa forma de anunciar o evangelho e vocês estão de parabéns”, comentou Dom Sergio.

Pe. Alejandro complementou as palavras de Dom Sergio, fazendo um breve resumo do histórico dos MG, da sua chegada em 1988, até os dias atuais. “Nós, os MG, somos um Instituto Missionário Mexicano fundado pela Conferência dos Bispos Mexicanos (CEM), com finalidade de contribuir com a evangelização dos povos não cristãos, ou com poucas vocações como Canadá, Japão e a China que já tentamos entrar duas vezes a ainda não tivemos abertura. Os MG foram fundados no dia 7 de outubro na Cidade do México, com o intuito de formar agentes de evangelização, como os futuros padres, diáconos, ministros, catequistas e etc. Os primeiros MG chegaram no Amazonas, no dia 26 de abril de 1988, estabelecendo-se na igreja Matriz do município de Itacoatiara, atuando também na área pastoral de Uricurituba e Silves e em algumas paróquias de Urucará e São Sebastião do Uatumã. Em Manaus, Pe. Hugo, foi o primeiro MG a chegar, tomando posse como pároco da Amicom em agosto de 2016”, explicou o superior em seu relato.

E não há dúvida que foi uma belíssima celebração, com vários momentos marcantes, como quando Pe. Hugo aproveitou a oportunidade para agradecer e apresentar os agentes representantes das sete comunidades e ainda convidou a assembleia e os demais padres, a cantarem a canção “La Guadalupana”, que narra um pouco da história de N. Sra. de Guadalupe. “O objetivo de celebrar o aniversário de 30 anos, é dar graças a Deus pelo serviço missionário dos MG no Brasil, sobretudo junto ao nosso querido povo amazonense, que recebeu tão bem nossos companheiros. Agradecemos também Dom Sergio por toda acolhida na arquidiocese de Manaus. O nosso desejo é que aqui na Amicom possamos trabalhar juntos e dar muitos frutos ao reino de Deus”, disse Pe. Emilio. Ao final, todos foram convidados a participarem de um coquetel na área externa com direito a bolo de parabéns aos padres missionários e a apresentação toda especial da quadrilha Amicom na roça, fazendo a alegria dos presentes.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar