Debate sobre maioridade penal acontece durante formação para novos agentes da pastoral carcerária

Pastoral Carcerária realizou neste sábado (28/4) uma formação para novos agentes que ingressaram recentemente na Pastoral. Na ocasião também promoveu um debate sobre a Maioridade Penal, com a presença da Ouvidora da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária,  ECA e as medidas Sócio-Educativas e o trabalho da Pastoral do Menor. O evento aconteceu na Sala A, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus e contou com a presença de 34 agentes, sendo 5 novos.

Durante a manhã, a organização do evento promoveu uma mesa de debate que contou com a presença do Dr. Antonio Carlos Silva de Oliveira, que abordou o tema  “Maioridade Penal”;  a Dra. Ana Sara, Ouvidora da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que falou da importância do trabalho da Pastoral Carcerária, tendo em vista que vem contribuindo com a segurança no sistema prisional; Ziziane Pinheiro Baia, Assistente Social, que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a relação com a maioridade penal diante do trabalho realizado no Programa Ame a Vida;  e Silva Porto, Assistente Social, que abordou a questão das Medidas Sócio-Educativas previstas no ECA e o trabalho realizado na Pastoral do Menor.

No período da tarde houve momentos de interação entre os agentes da Pastoral Carcerária e discussão sobre questões administrativas das equipes que visitam os dez presídios do Amazonas.

Conforme a coordenadora arquidiocesana da Pastoral Carcerária, Maria de Nazaré, todos os novos agentes passam por formações antes de atuar na pastoral e realizar visita ao cárcere, para estar ciente de como ocorre o trabalho e também sobre as leis e regulamentos. Em vista disso, acontecem por ano três formações, sendo a próxima agendada para o mês de outubro.

Com informações de Francenilson Castro – Agente e Secretário da Pastoral Carcerária Estadual Amazonas.

Confira algumas fotos.