Conselho de Leigos promove reflexões sobre a visão no pontificado do Papa Francisco a respeito do Ano do Leicato

O Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas promoveu nos dias 28 e 29 de abri, no auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), o evento Café e Debate sobre o Ano do Laicato, trabalhando o tema “Papa Francisco e o Laicato”, com a assessoria do Pe. José Carlos Pereira, teólogo e pastoralista, membro da comissão que trabalha as reflexões sobre a atuação do leigo na CNBB .

Segundo a organização do evento, o objetivo deste Café e Debate foi resgatar aquilo que a igreja tem nos pedido desde o Concílio Vaticano II: maior participação dos leigos na Igreja. Neste sentido, trabalhou essa visão no pontificado do Papa Francisco e a participação do leigo como sujeito protagonista. Com base no Documento 105 da CNBB, na Evangelii Gaudium e no subsídio “Leigos e Leigas na Igreja”, a proposta foi mostrar o importante papel do leigo como alguém que ajuda a decidir, alguém que caminha junto, mostrando que a igreja não é só de padres e bispos, além de resgatar a participação efetiva e afetiva dos leigos nesse caminha construindo uma igreja em Saída.

O encontro foi baseado em uma das obras do pe. José Carlos, “Leigos e Leigas na Igreja – Sujeitos na Igreja em saída, lançado pela editora PAULUS. O livro tem por objetivo conscientizar a missão dos inúmeros leigos e leigas, sobretudo em relação à política. O subsídio caminha junto às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019), com atenção especial ao ano do laicato, que teve início no dia 27 de novembro de 2017, com a festa de Cristo Rei, seguindo até o dia 25 de novembro do ano de 2018.

Nesta perspectiva, Padre José Carlos Pereira apresenta vinte e três temas preparados em forma de encontros, com reflexões claras sobre temas variados, com o intuito principal de despertar a consciência e a visão crítica sobre a missão da Igreja, conduzindo o leitor dentro da realidade social, à luz da fé e da Palavra de Deus, uma vez que a política está ligada à vida e à sociedade. E no final de cada tema trabalhado, o livro propõe um roteiro de reflexão, com questões que ajudam a pensar o tema.

Pe José Carlos Pereira é padre passionista, tem pós-doutorado em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, mestrado em Ciência da Religião, bacharelado em Teologia e licenciatura plena em Filosofia. É autor de mais de 70 livros, em diversas áreas, publicados no Brasil e no exterior; além de traduções. Faz parte do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC- SP; e é assessor do CCM (Centro de Cultural Missionário) organismo da CNBB.

Confira as fotos!

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários