Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Conselho de Leigos promove reflexões sobre a visão no pontificado do Papa Francisco a respeito do Ano do Leicato

O Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas promoveu nos dias 28 e 29 de abri, no auditório Mãe Paula, do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), o evento Café e Debate sobre o Ano do Laicato, trabalhando o tema “Papa Francisco e o Laicato”, com a assessoria do Pe. José Carlos Pereira, teólogo e pastoralista, membro da comissão que trabalha as reflexões sobre a atuação do leigo na CNBB .

Segundo a organização do evento, o objetivo deste Café e Debate foi resgatar aquilo que a igreja tem nos pedido desde o Concílio Vaticano II: maior participação dos leigos na Igreja. Neste sentido, trabalhou essa visão no pontificado do Papa Francisco e a participação do leigo como sujeito protagonista. Com base no Documento 105 da CNBB, na Evangelii Gaudium e no subsídio “Leigos e Leigas na Igreja”, a proposta foi mostrar o importante papel do leigo como alguém que ajuda a decidir, alguém que caminha junto, mostrando que a igreja não é só de padres e bispos, além de resgatar a participação efetiva e afetiva dos leigos nesse caminha construindo uma igreja em Saída.

O encontro foi baseado em uma das obras do pe. José Carlos, “Leigos e Leigas na Igreja – Sujeitos na Igreja em saída, lançado pela editora PAULUS. O livro tem por objetivo conscientizar a missão dos inúmeros leigos e leigas, sobretudo em relação à política. O subsídio caminha junto às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019), com atenção especial ao ano do laicato, que teve início no dia 27 de novembro de 2017, com a festa de Cristo Rei, seguindo até o dia 25 de novembro do ano de 2018.

Nesta perspectiva, Padre José Carlos Pereira apresenta vinte e três temas preparados em forma de encontros, com reflexões claras sobre temas variados, com o intuito principal de despertar a consciência e a visão crítica sobre a missão da Igreja, conduzindo o leitor dentro da realidade social, à luz da fé e da Palavra de Deus, uma vez que a política está ligada à vida e à sociedade. E no final de cada tema trabalhado, o livro propõe um roteiro de reflexão, com questões que ajudam a pensar o tema.

Pe José Carlos Pereira é padre passionista, tem pós-doutorado em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, mestrado em Ciência da Religião, bacharelado em Teologia e licenciatura plena em Filosofia. É autor de mais de 70 livros, em diversas áreas, publicados no Brasil e no exterior; além de traduções. Faz parte do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC- SP; e é assessor do CCM (Centro de Cultural Missionário) organismo da CNBB.

Confira as fotos!



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *