Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Catedral Metropolitana sedia missa pelo Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No domingo do Bom Pastor (22/4), foi celebrado também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, como reflexões sobre a mensagem do Papa Francisco para este dia e com missas. Na Catedral Metropolitana de Manaus, Nossa Senhora da Conceição, houve missa presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, concelebrada por pe. Hudson Ribeiro e pelo Pe. Ronaldo Araújo,  com a presença de aspirantes ao sacerdócio e do Movimento Serra que trabalha pelas vocações.

Na ocasião, Dom Tadeu afirmou que esta é a 55a. vez que a Igreja Católica celebra o dia em que rezamos por todas as vocações. “A igreja escolheu este domingo do Bom Pastor, para ser o dia mundial de oração pelas vocações. É o próprio Jesus que nos fala para pedir ao senhor da messe que envie mais operários. O próprio Papa Francisco, assim como os que o antecederam, nos oferece uma mensagem que vale a pena refletir e rezar.  Esse ano tem como tema Escutar, Discernir e Viver o chamado que Deus nos faz nesta vida. Quando ele pede para escutar, não podemos descumprir o chamados que Deus nos faz, ficando fechados em nós mesmos, no ciclo do egoísmo perdendo a oportunidade de se tornar grande, de ser protagonista.  Quando nos pede para discernir, pede para que saibamos enxergar o que é certo e errado, o que é verdadeiro e o falso, principalmente em uma época de fakenews em que se dissemina rápido e facilmente notícias falsas. O senhor nos chama hoje a viver o momento presente, a vida que nos é dada, seja no laicato (matrimônio), sacerdotal (ministério ordenado) e religioso (consagração religiosa), para se tornar testemunho do senhor aqui e agora, e evangelizar não somente por falar de Jesus, mas porque vive a vida de Jesus”, destacou Dom Tadeu.

Pe. Ronaldo Araújo, que tem trabalhado de perto com a vocação sacerdotal,  agradeceu a essa Eucaristia celebrada pelas vocações, e pediu que todos continuem rezando por todos aqueles que precisam discernir seu chamado e por aqueles que precisam de força para continuar sua caminhada sacerdotal. Ele apresentou o Movimento Serra – Comunidade São José – Manaus, grupo formado por leigos, instalado há quase quarto anos em Manaus, que amam e se dedicam ao trabalho vocacional, rezando sempre pelas vocações. Também apresentou a toda a assembleia presente os aspirantes ao sacerdócio que estão fazendo experiência na Casa Vocacional, em Presidente Figueiredo, e outros que estão participando dos encontros mensais que ocorrem no terceiro sábado, às 15h, no Seminário São José e sempre estão recebendo novos vocacionados.

Confira na íntegra a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/vocations/documents/papa-francesco_20171203_55-messaggio-giornata-mondiale-vocazioni.html

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar