Jovens e adultos da paróquia Cristo Redentor recebem o sacramento do Crisma

A Paróquia Cristo Redentor, localizada no bairro do Alvorada 3, esteve em festa na noite deste domingo (22/4), ao celebrar o Crisma de 35 jovens e adultos, provenientes de cinco, das sete comunidades que compõem a paróquia, que receberam o sacramento da Confirmação pela imposição das mãos de Dom Sergio Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus. A celebração foi concelebrada pelo pároco, Pe. Carmelo Rivera, auxiliado pelo diácono Atanázio dos Santos.

Durante a homilia, Dom Sergio ressaltou as leituras do dia, com ênfase no Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas ovelhas do seu rebanho, e fez uma analogia com a missão que os novos crismados terão daqui para frente. “A Crisma é o Sacramento da maturidade e hoje, é um dia bonito para ser Crismado, no dia do Bom Pastor, onde todos aqui são chamados a ser pastores e pastoras, guiados pelo Espirito Santo, com força e coragem para serem responsáveis uns pelos outros, e servir ao próximo com solidariedade”, disse o arcebispo.

Para Pe. Carmelo, todo o acompanhamento dado durante os meses de catequese, foi visando a missão dentro da realidade da comunidade, no sentido de gerar jovens e adultos engajados em alguma pastoral da paróquia. “Durante o período dos encontros, foi dado uma orientação sobre a realidade das pastorais da comunidade, para que o Crisma seja realmente um envio, onde eles possam abraçar a missão em alguma pastoral ou engajados em algum grupo de jovens da comunidade”, disse o pároco.

É exatamente esse o pensamento da jovem Luciane Andrade, da comunidade Sagrado Coração de Jesus, que após receber o sacramento, já tinha planos para a sua caminhada cristã. “Sinto que agora estou mais amadurecida e pronta para seguir na minha comunidade. A princípio, gostaria de servir na catequese, auxiliando na catequização das crianças, pegar experiência, me aperfeiçoar mais e, quem sabe futuramente, poder estar atuando em outras pastorais também”, comentou.

Segundo Vanderlan Falcão, coordenador da catequese paroquial, foram mais de dois anos de encontros semanais, baseados na metodologia do IVC (Iniciação à Vida Cristã). “Dependendo da comunidade, os encontros aconteciam, sábado ou domingo, mas sempre após a celebração, para viver a mística do encontro com Jesus e em seguida a catequese, dentro do processo de IVC com inspiração catecumenal que, em algumas comunidades já estão bem avançadas e outras vão iniciar esse ano, por isso que esperamos que na próxima turma, sejam bem mais que 35 crismandos”, explicou.