Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia São Raimundo realiza a primeira caminhada pela Paz

Com o tema: A Paz é Fruto da Justiça e do Amor, foi realizado na tarde deste sábado, a I Caminhada da Paz da Paróquia São Raimundo, tendo como local de concentração, a Praça da Igreja São Raimundo Nonato, de onde cerca de 400 pessoas (quase todas de branco), entre agentes de pastorais, alunos e professores das escolas do bairro, grupos de jovens, religiosos e leigos, que percorreram as principais ruas do bairro, fazendo algumas paradas no caminho para refletir sobre algum tipo de violência que atinge a sociedade (contra idoso, criança, jovem, mulher etc), até chegarem na praça do Prosamim, considerado um dos lugares de grande índice de violência no bairro.

Antes mesmo de começarem a caminhar, os participantes assistiram à apresentação das crianças do Centro Educacional Rosa Mística e os jovens da Escola Estadual Pedro Silvestre que, por meio de canto e dança, passaram uma mensagem a favor da paz e contra os tipos de violência. Após esse momento, Ir. Eurides Alves, que estava conduzindo a animação, explicou sobre o significado que o gesto concreto simboliza. “Esse é o momento de pular, de gritar e de falar realmente aquilo que vem do nosso coração, porque nós precisamos lutar por um mundo de justiça e de paz, um mundo que ficará para os filhos e netos e por isso temos que nos mexer e não podemos ficar esperando pelos governantes”, comentou.

Logo em seguida, os participantes começaram sua caminhada agitando seus cartazes, bandeiras, balões e, antes de chegarem ao destino final, fizeram três paradas estratégicas para dar mais ênfase à algum tipo de violência que assola as pessoas na sociedade. “Nossa primeira parada foi na Casa do Idoso São Vicente de Paulo; depois paramos em frente da comunidade Beata Maria Assunta, falando sobre a violência contra a criança e a juventude, em frente a sede do time São Raimundo fizemos a manifestação pedindo o fim da violência contra a mulher e, encerramos no Prosamim, local de muitas vítimas de violência e drogas”, disse Nizia Sato, da equipe de coordenação da caminhada.

Segundo Conceição Silva, coordenadora leiga do setor Avenida Brasil, essa é a primeira paróquia do setor a fazer um gesto concreto em busca da paz e, a próxima já tem data definida. “Fizemos essa caminhada por algumas ruas do bairro e também dos bairros vizinhos como Glória e uma pequena parte do Santo Antônio. Todas as escolas do bairro foram convidadas assim também como todos os agentes das pastorais sociais, grupos de jovens e demais comunitários, pois em todas as casas nós entregamos panfletos fazendo a divulgação durante um mês. A próxima caminhada será na paróquia Santo Antônio, no dia 1º de maio e já está se mobilizando para que todos possam caminhar juntos também”, explicou Conceição.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Paróquia São Raimundo realiza a primeira caminhada pela Paz"

avatar
Maria das graças hayden de Oliveira
Visitante
Maria das graças hayden de Oliveira

Toda vez que se manifestamos pela paz é de grande valor a nossa manifestação