Arcebispo celebra o Crisma de adultos no Santuário N. Sra. Aparecida

78 crismandos do Santuário Nossa Senhora Aparecida – setor Centro Histórico, receberam na noite deste sábado (21/04), o sacramento da Confirmação em uma celebração presidida pelo o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco Pe. Inácio Raposo, Reitor do Santuário. Durante a santa missa, também estiveram os familiares e amigos dos crismandos que vieram dos quatro cantos da cidade e lotaram a igreja num clima de muita alegria e emoção.

Durante a homilia, Dom Sergio ressaltou as leituras do dia, com ênfase no Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas ovelhas do seu rebanho. “Na Crisma nos tornamos responsável pela igreja e adultos na fé, somos convidados a dar sua vida como Jesus deu a sua. Sermos filhos de Deus, agindo como se fossemos um só. Ser crismado e ser cristão, é ser o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas, é trabalharmos em unidade, em busca de comunhão e reconciliação”, disse o arcebispo.

“Hoje o evangelho nos pede para que sejamos do amor e da atenção aos mais necessitados, assim esperamos que nossos crismandos perseverem na fé em Cristo para que possam ajudar nas necessidades de nossas comunidades. Dou os parabéns a todos vocês e agradeço aos padrinhos e madrinhas pelo compromisso assumido, assim também como fica o muito obrigado aos catequistas, que realizaram um trabalho com muita dedicação, para que Deus os abençoe pelo empenho”, disse Pe. Inácio.

Para Renilda Vieira, coordenadora da Crisma, a realidade do Santuário de Aparecida é outro, pois como é um lugar de peregrinação, também é muito procurado por pessoas de toda a cidade, em busca dos sacramentos que não possuem, a maioria delas são adultas e com pouco tempo disponível. “Temos muitas pessoas necessitando deste sacramento e por isso fazemos duas turmas por ano, a primeira somente com adultos e, no segundo semestre, com jovens e adultos. São 10 encontros todo sábado, de 18h as 20h, com um formador diferente”, explicou.

Um dos motivos também de buscarem o sacramento do Crisma, é que por meio dele também podem realizar o matrimônio, objetivo que leva muitos casais a fazerem a Crisma juntos, como no caso do casal Harley e Jéssica.  “É mais uma etapa que nós vamos vencendo e nos deixa feliz e realizado”, disse Jéssica. “Ser crismado é a realização de um sonho e, no meu caso, foram três, porque eu fui batizado, recebi a primeira eucaristia e agora a Crisma e, se Deus quiser, em breve estaremos nos casando”, comentou Harley emocionado.