Pe. Orlando toma posse como novo pároco da paroquia de São Francisco de Assis

Uma das mais tradicionais igrejas da cidade de Manaus, acolheu na noite deste domingo (08/04), o seu novo pároco, Pe. Orlando Barbosa que tomou posse na santa missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani. Estiveram concelebrando Frei Alex Assunção, pároco da Área Missionária Santa Catarina de Sena; Pe. Hudson Ribeiro, pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição; e Monsenhor José Carlos Sabino, ex-pároco de São Francisco de Assis que, em fevereiro, foi nomeado pelo arcebispo como vigário episcopal da região Nossa Senhora dos Remédios, que compreende os setores: Centro Histórico, Parque Dez, Avenida Brasil, Alvorada e Rio Negro.

Durante a homilia, Dom Sergio deu ênfase na prática do perdão e da misericórdia, que nunca deixemos passar a oportunidade de pedir e dar o perdão. Ao fim da homilia, a celebração continuou com a leitura da provisão, seguida da renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo arcebispo diante do público, após esse momento, Dom Sergio realizou a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: a estola; a chave do sacrário; e o Evangelho, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

“A estola é o símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da eucaristia, confissão e unção dos enfermos que ele é o responsável. A maior riqueza da igreja é a eucaristia que nós guardamos no sacrário para levarmos aos doentes e enfermos, e o padre é o responsável pela chave do sacrário, para que não falta nunca o pão consagrado na celebração eucarística. O padre é o homem de palavra e da Palavra, que vive e anuncia a Palavra de Deus, um instrumento que ele já recebeu pelo menos duas vezes antes, e hoje recebe novamente ao assumir como pároco”, explicou Dom Sergio.

“A maneira de trabalhar que o Pe. Sabino vinha trabalhando aqui nesta paróquia é o mesmo modo que estávamos atuando na Rosário, construindo grupos missionários e comunidades. Essa sintonia e comunhão já existe aqui na paróquia e acredito que só vamos somar com o carisma de São Francisco e trabalhar também a dimensão social, vivendo a fraternidade e amor cristão”, disse o novo pároco que também é vice-presidente da Cáritas.

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários