Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Solenidade de instalação do Santuário da Misericórdia reúne centenas de fiéis na Fazenda Esperança

Na manhã deste domingo (08/04), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani presidiu, ao lado dos demais padres convidados, a missa festiva de instalação do Santuário da Misericórdia, situado nas dependências da Fazenda da Esperança, que fica localizada na BR-174, km 15 – ramal Cláudio Mesquita Km 8. O novo Santuário foi criado através do decreto 001/2018 datado em 19/03/2018, protocolado no livro 14, folha 33 nº 1048 da Cúria Metropolitana de Manaus.

O documento, além de instituir a instalação do quarto Santuário da cidade, também deu posse ao primeiro Reitor, o Reverendíssimo Dom Mário Pasqualotto, bispo emérito de Manaus. No decorrer da celebração, foram lidos o decreto de criação do novo Santuário e a provisão do Reitor e procedeu-se então o desenrolar solene do cerimonial litúrgico.  “Agora que já foi lido o decreto de criação, nós podemos dar a benção ao novo Santuário, que é antes de tudo, um lugar de peregrinação, de perdão, de conversão e mudança de vida, um lugar de encontro com Jesus misericordioso”, disse Dom Sergio ao dar as boas-vindas e a benção inicial.

A celebração começou por volta das 11h e contou com o templo completamente lotado de visitantes, a grande maioria amigos e familiares dos acolhidos pela Fazenda Esperança que, no momento, conta com 180 membros (162 na fazenda masculina e 18 na fazenda feminina). De acordo com Pe. Vinicius Gouvêa, responsável pela Fazenda, toda a programação foi realizada por eles mesmos. “Foi uma celebração preparada com muito carinho, onde a liturgia, a música, a limpeza foi tudo organizado pelos jovens da Fazenda, que são considerados as verdadeiras relíquias do Santuário, pois cada um dos acolhidos que hoje estão na Fazenda, que passaram pela dor e miséria, revelam a misericórdia divina”, disse Pe. Vinicius.

Com sua arquitetura diferenciada, que lembra uma oca no centro de uma aldeia, o Santuário, que começou a ser construído em 2003, só finalizou 10 anos depois. É praticamente todo coberto de palha piaçava com detalhes em madeira acapulco, que faz toda a diferença e dá um aspecto bem regional ao templo, encantando os seus visitantes. “É a primeira vez que venho aqui e estou realizando um sonho de conhecer essa igreja tão bonita, vim convidada por uma amiga que o pai se recuperou aqui, mas que continua ajudando os acolhidos da casa. Foi uma bela celebração e eu me emocionei muito”, disse Maria Eutímia, da paróquia de São Bento na Cidade Nova.

Ao final da celebração, Dom Mário assinou o documento de tomada de posse como primeiro Reitor do Santuário e disse algumas palavras de agradecimento. “Obrigado Dom Sergio, pela confiança e pela responsabilidade depositada em mim. São 17 anos de Fazenda Esperança e 17 anos da misericórdia de Deus agindo com os nossos internos. E, os que chegarem aqui nesta casa, irão alegrar-se por terem seus pecados perdoados por Deus, e terem uma vida nova depois de tantos erros” disse o emérito. Em seguida. Pe.  Vinicius efetuou a entrega do diploma aos acolhidos que completaram um ano de convivência na Fazenda e, após a benção final, todos foram convidados a participarem de um almoço coletivo na quadra da Fazenda. 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Solenidade de instalação do Santuário da Misericórdia reúne centenas de fiéis na Fazenda Esperança"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Lindo! Parabéns!