Milhares de fiéis participam da procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro de Manaus

Na tarde desta sexta-feira (30/03) foi realizada a Procissão do Senhor Morto, como parte da programação da Semana Santa da Arquidiocese de Manaus. A procissão teve início no Santuário Nossa Senhora de Fátima, logo após o Ato Litúrgico da Paixão do Senhor, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, e concelebrada pelo pároco, Pe. Milton Both e pelo vigário paróquial, Eliton Pagnussato. Do santuário, a procissão se deslocou até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, onde cerca de 10 mil fiéis puderam fazer a Adoração de Cristo na Cruz.

Antes da procissão, porém, foi realizada a Liturgia da com ênfase principalmente na leitura do evangelho, tirado de João 18, 1-19, 42, que narra a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde os fiéis puderam acompanhar o grande momento de Jesus, quando Ele cumpriu o projeto do Pai e torna-se fonte de graça e salvação para a humanidade. Após esse momento, aconteceu a Adoração de Cristo na Cruz, onde com todo respeito e devoção, todos se aproximam em silêncio e um a um, em fila, beijam a cruz e fazem uma breve oração. Na sequência, todos se dirigiram ao lado de fora do Santuário de Fátima, assistiram um trecho da Paixão encenada pelo grupo de teatro e depois seguiram em peregrinação.

Foi uma verdadeira demonstração de fé e devoção, onde os fiéis, durante um pouco mais de uma hora, aproveitaram a procissão para orar, cantar, meditar (as sete dores de Nossa Senhora) e é claro, pagar suas promessas, indo descalços ou de cadeira de rodas, e nem o sol forte espantou o povo de Deus, que demostrou mais uma vez que é um povo guerreiro, fiel à Palavra e principalmente que ainda tem muita fé em Cristo, na nossa Santa Igreja e no poder da oração. Os que não puderam participar, acompanharam toda a celebração pela transmissão realizada pela Rádio Rio Mar em 103,5MHz.

O trajeto percorreu a Av. Tarumã, entrando pela Visconde de Porto Alegre até a Av. Sete de Setembro, de onde os fiéis seguiram até chegar na Igreja da Matriz, um momento de muita reflexão e de emoção, principalmente quando a imagem do Senhor adentra a Catedral e é colocada no altar, onde é realizado o ofício da sepultura, um momento devocional popular em que os cristãos beijam a imagem do Senhor Morto. “Tenho acompanhado toda a programação que está acontecendo na Catedral durante toda a semana santa, principalmente agora que a minha filha é coroinha e percebo que, reviver e relembrar alguns momentos que Jesus passou, é algo muito emocionante, pois sem Deus nós não somos nada”, disse a dona Meiva de Souza, com a sua pequena Rebeca nos braços.