Na tarde desta segunda-feira (26/03), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sergio Castriani, participou do seminário “Futuro da Amazônia: Perspectivas a partir do diálogo inter-religioso”. O evento integra a semana de comemorações e solenidades de 10 anos de atividades da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e contou também com a ilustre presença do chanceler da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e bispo-titular da igreja católica, Monsenhor Marcelo Sorondo.
O evento teve início a partir das 8h30 com o credenciamento e, das 9h30 às 11h30, começou o Painel 1 com a temática “As mudanças climáticas e o futuro da Amazônia”, após a pausa para o almoço, o evento retornou às 14h, quando deu-se início ao diálogo sobre inter-religioso sobre o futuro da Amazônia: A Laudato si e a visão do Papa Franciso sobre o futuro da Amazônia e Perpesctiva evangélica sobre o futuro da Amazônia, na qual além de Dom Sergio, também participaram algumas lideranças religiosas, como: Pastora Rachel Santos, Rabino David Benchimol, Dr. Alberto Jorge (coordenador geral dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana) e Toya Mancineri, representante indígena.
O debate foi mediado pelo superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, e teve como objetivo, debater as perspectivas do futuro da Amazônia promovendo um aprofundamento do debate da Encíclica Laudato Si acerca do desenvolvimento sustentável da sociedade à luz do diálogo inter-religioso. “Foi um excelente encontro, envolvendo evangélicos, católicos, indígenas, povos de origem africana e a principal conclusão é que todas as religiões convergem para promover uma profunda conversão ecológica interior, ou seja, cada indivíduo tem que passar por um processo de reflexão sobre seu modo de vida e padrões de consumo, para que a gente possa promover a necessária e urgente mudança do rumo da nossa civilização”, disse Prof. Virgílio.
Mais informações em breve no site