Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro celebra a benção do novo altar no domingo de ramos

“Jesus está na liturgia, está presente no meio de nós sempre porque nós somos povo de Deus. O altar é o centro da igreja e é o próprio Cristo, ali Ele é o sacerdote, é a vítima e é o cordeiro que se oferece em sacrifício”, disse Dom Sergio na sua homilia realizada durante a celebração que presidiu neste domingo (25/3) na solenidade da benção do novo altar da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, concelebrada pelo pároco, Pe. Amarildo Luciano e que contou com centenas de comunitários que lotaram a igreja, participando ativamente com orações e cantos, deixando o momento ainda mais emocionante.

O primeiro momento da celebração foi realizado na parte de fora da igreja, mas especificamente na pracinha em frente dela, onde foi realizada a benção dos ramos, antes disso, porém, foi realizada a solene liturgia com o padre Amarildo proclamando leitura do evangelho, onde relembraram a passagem da bíblia que narra como Jesus foi recebido por um corredor de folhas de oliveira ao chegar à cidade Santa de Jerusalém. Após a leitura, Dom Sergio abençoou os ramos dos fiéis, que retornaram à igreja orando e cantando em procissão. Dentro da igreja, a maioria dos fiéis já aguardava para dar sequência à celebração e ao rito de benção do altar.

Durante a homília, Dom Sergio explicou que o altar é feito de pedra porque representa a aliança eterna de Deus com o homem. “Domingo da Paixão é um belo dia para realizar a benção do altar, pois o altar é o lugar do sacrifício de Jesus. A missa é refeição e o altar é Jesus, é no altar que se renova o sacrifício da cruz”, comentou o arcebispo. Após a homilia cantou-se a ladainha de todos os santos. Depois, o bispo em pé, junto ao altar, sem a mitra e de mãos estendidas, faz em voz alta a prece de dedicação. Terminada a prece, o bispo derrama o óleo do santo crisma no meio do altar e em seus quatro cantos e depois começa a ungir o altar inteiro.

No fim da celebração, padre Amarildo falou a respeito da programação da semana santa na paróquia e fez um agradecimento a todos que ajudaram na construção do novo altar e presbitério, de forma a deixar o celebrante mais perto dos participantes. “Gostaria de agradecer aos nossos fiéis dizimistas e os que participam com a sua oferta, saibam que nos ajudou muito com nossa reforma que fizemos para celebrar muito mais perto de vocês. Quero agradecer também aos trabalhadores que se dedicaram, trabalhando até a noite para conseguir entregar o altar e o presbitério pronto até hoje. Enfim agradecemos a todos que vieram e aos que nos escutam pelas ondas da Radio Riomar 103,5MHZ nos acompanham e também a presença de nosso arcebispo que está no meio de nós com a função de confirmar os irmãos na fé”, disse o pároco.

 

i

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *