De 21 a 23 de março, o Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam) foi o palco do encontro dos novos missionários e missionárias que chegaram ao Amazonas, para atuar nas paróquias e áreas missionárias espalhadas nos setores da arquidiocese. A frente da acolhida esteve o padre Geraldo Ferreira Bendaham, coordenador de pastoral da arquidiocese e, entre os tópicos da contidos na programação estiveram: Apresentação do Plano de Evangelização, a apresentação do Diretório Pastoral, a questão administrativa e também como funciona a Assessoria de Comunicação (Ascom) na Arquidiocese. No total, cerca de 16 novos missionários e missionárias participaram durante os três dias de encontro.
De acordo com Pe. Geraldo, mais do que os conteúdos passados, o importante é a convivência fraterna que ocorre entre os missionários gerando um clima de comunhão. “Já é uma prática da arquidiocese, acolher os missionários que chegam todos os anos, pois sabemos que é um verdadeiro rodízio de agentes de pastorais, religiosos e religiosas que chegam e que partem. Para esse acolhimento, a gente prepara três dias de encontros onde apresentamos basicamente a vida da igreja de Manaus, mas o mais importante é criar um clima de comunhão e alegria, isso entusiasma os missionários que estão chegando ,para que possam trabalhar bem nas áreas onde eles são destinados”, disse Pe. Geraldo.
Para a Ir. Zélia Maria Ilheu, da congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, vinda de Maringá (PR), com 16 anos de vida religiosa, o encontro veio complementar ainda mais as outras formações já recebidas. “Nós só temos a ganhar porque acabamos tendo uma visão mais de perto, dos trabalhos da arquidiocese, de como funciona os movimentos, as pastorais, sobretudo a parte administrativa e também a parte da comunicação que é muito importante na nossa igreja, pois nós estamos aqui para anunciar Jesus Cristo de Várias maneiras”, disse. “Foi muito bom para conhecer melhor e ficarmos por dentro de como funciona a parte interna da igreja e também gostei muito de saber do histórico apresentado pelo Pe. Zenildo”, completou o irmão marista Ronilton Neves dos Santos.
Programação
Dia 21/03
8h30 – Oração, acolhida e apresentação dos participantes
9h –Apresentação da Arquidiocese (com Pe. Zenildo Lima – Reitor do Seminário São José)
10h – Intervalo
10h30 – Apresentação do Plano de Evangelização da Arquidiocese 2014 – 2018 (com Pe. Geraldo Bendaham).
12h – Encerramento do primeiro dia
Dia 22/03
8h30 – Oração, acolhida
9h –Apresentação do Diretório Pastoral (com Pe. Geraldo Bendaham).
10h15 – Intervalo
10h30 – Apresentação da Diretoria Administrativa e SISARQ (com Elton da Conceição)
12h – Encerramento do segundo dia
Dia 23/03
9h – Café da manhã
9h30 – Apresentação da Fundação Rio Mar (com Pe. Charles Cunha)
10h15 – Apresentação do trabalho da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese (com Érico Pena)
12h – Encerramento do ultimo dia (Almoço)