Arcebispo esclarece sobre a Coleta da Solidariedade

O arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani divulga nota de esclarecimento sobre a Coleta de Solidariedade promovida pela Igreja no próximo domingo (25/3).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Domingo que vem será Domingo de Ramos, e terminaremos a Campanha da Fraternidade com a *Coleta da Solidariedade*.

Diante de algumas dúvidas que tem aparecido nas redes sociais quero dar os seguintes esclarecimentos:

Todo o dinheiro arrecadado em todas as coletas deste dia, e não só o que vem nos envelopes, é enviado para o Fundo Nacional de Solidariedade, administrado pela CNBB e para o Fundo (Arqui)Diocesano de Solidariedade, administrado pela Cáritas Arquidiocesana.
40% vai para o Fundo Nacional e 60% para o Fundo (Arqui)Diocesano.

Destes 60%, a nossa Arquidiocese repassa 10% para a CNBB Regional Norte 1, ficando com a metade do que é arrecadado.

Em que é gasto este dinheiro?  Administrado pela Cáritas Arquidiocesana ele ajuda a manter a sua estrutura que existe para responder as situações de emergência.

Também usamos este dinheiro para ajudar o trabalho das Pastorais Sociais. São elas a da Criança, da Pessoa Idosa, da Sobriedade, dos Indígenas, dos Migrantes, a Carcerária, do Menor, do Povo da Rua, Operária a da DST/AIDS.

A coleta não consegue suprir a todas as necessidades da ação caritativa da Igreja, sobretudo em tempos de crise econômica, mas seria muito difícil para as pastorais sociais, cujos integrantes são voluntários, subsistir sem esta ajuda.

O Fundo Nacional distribui o dinheiro a projetos devidamente apresentados pelo bispo local, e analisados por um conselho gestor.

Num mundo cada vez mais egoísta, onde a solidariedade é mostrada como fraqueza, a campanha da solidariedade é uma forma de dizermos que os seguidores de Jesus são diferentes.

Sejamos generosos e tenhamos a certeza de que a nossa doação está sendo bem utilizada.

 

Manaus, 18 de março de 2018, 5o. domingo da quaresma.

Dom Sergio Eduardo Castriani
Arcebispo Metropolitano de Manaus

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários