Pastoral do Povo da Rua realiza segunda etapa da capacitação de agentes no Cefam

No dia 24 do mês passado, a Pastoral do Povo da Rua (PPR), organizou um encontro de capacitação no Centro de Formação da Arquidiocese (Cefam), com seus agentes para abordar o tema “Princípios da PPR”. Já na manhã de ontem (10/3), aconteceu a segunda etapa da formação, realizada no mesmo local, no horário das 8h às 17h, tendo como formadora a Ir. Regina Maria Manoel, uma das coordenadoras da equipe nacional da PPR, que veio de Belo Horizonte para tratar sobre as Diretrizes da PPR.

A PPR é uma pastoral urbana a serviço da vida, especificamente das pessoas mais sofridas que moram em geral, nos centros da cidade. Em Manaus, existe desde 2015 e, aos poucos, vem se estruturando e ganhando espaço dentro da Arquidiocese. Segundo a coordenadora, Natércia Navegante, “o objetivo da PPR é estimular a promoção de ações junto à população de rua, para que construam alternativas em defesa da vida e contribuam na elaboração de políticas públicas”, explicou.

Missão da Pastoral do Povo da Rua

Ser presença junta à população em situação de rua e dos lixões, reconhecer e celebrar os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todos. Divide-se em quatro frentes de serviço:

Humana: Reconhecimento e respeito da dignidade da pessoa humana

Social: Metodologia que resgata o protagonismo, defende os direitos constitucionais e promove a transformação social através de projetos de inclusão

Política: Denúncia dos mecanismos de exclusão e morte, anuncia a vida e participa na elaboração e proposição de políticas públicas.

Eclesial: Interlocução e sensibilização da igreja com a realidade vivida nas ruas; abertura de espaço para a vivência da mística cristã do povo da rua.

Mais informações em breve