Pe. Milton toma posse como novo pároco do Santuário N. Sra. de Fátima

Na noite deste sábado (3/3), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu a celebração de posse do novo pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Pe. Milton Both. Durante a celebração, a comunidade também pôde se despedir do ex-pároco, padre Celestino Ceretta, que irá atuar em outra missão, na Área Missionária da Ponta Negra. Aproveitando a oportunidade, Dom Sergio Também realizou a benção de reinauguração do Centro Catequético Paroquial e, após esse momento, todos foram convidados a participar do coquetel de confraternização.

Durante a homilia, Dom Sergio deu ênfase na leitura do evangelho que abordou o zelo pela casa de Deus e que o padre tem essa função, de cuidar do templo do Senhor e do povo de Deus. Ao fim da homilia, a celebração continuou com a leitura da provisão, seguida da renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo arcebispo diante do público, após esse momento, Dom Sergio realizou a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: a estola; a chave do sacrário; e o Evangelho, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

“A estola é o símbolo do poder sacerdotal, que ele usa para ministrar os sacramentos da eucaristia, confissão e unção dos enfermos que ele é o responsável. A maior riqueza da igreja é a eucaristia que nós guardamos no sacrário para levarmos aos doentes e enfermos, e o padre é o responsável pela chave do sacrário, para que não falta nunca o pão consagrado na celebração eucarística. O padre é o homem de palavra e da Palavra, que vive e anuncia a Palavra de Deus, um instrumento que ele já recebeu pelo menos duas vezes antes, e hoje recebe novamente ao assumir como pároco”, explicou Dom Sergio.

De maneira simples, padre Milton agradeceu a todos que se fizeram presentes. “O sentimento é de alegria, em poder partilhar a fé e poder caminhar juntos, pois como diz o lema da Campanha da Fraternidade ‘Vós sois todos irmãos’ e, por isso eu não me sinto sozinho, me sinto em família com a paróquia e a comunidade. Agradeço a Dom Sergio, nosso Arcebispo, e estou aqui para caminhar com o padre Eliton, vigário paroquial e os nossos dois seminaristas”, disse o pároco. A benção final foi dada no centro paroquial, onde a comunidade foi em procissão até o local, onde após Dom Sergio fazer a benção das sete salas, todos poderem participar do coquetel de confraternização.