Cáritas abre edital público para cadastramento de professor de português para refugiados e solicitantes de refúgio

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus torna pública a realização de chamamento público para cadastramento de profissionais para a função de Professor de Português aos refugiados e solicitantes de refúgio da República Bolivariana da Venezuela, residentes em Manaus.

Disposições Gerais

O presente edital insere-se no Projeto “Resposta à Emergência – Atendimento dos solicitantes de refúgio e refugiados em Manaus” da Cáritas Arquidiocesana de Manaus em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR cujo objetivo é o acolhimento e a promoção da integração à sociedade amazonense dos refugiados, solicitantes de refúgio da República Bolivariana da Venezuela, residentes em Manaus, além de ajudar na promoção de seus direitos e deveres, mediante a promoção do ensino da língua portuguesa.

A seleção se dará por meio de avaliação curricular e preenchimento de requisitos.

Requisitos para participação

Poderão participar desta seleção os profissionais que preencham os seguintes requisitos:

a) Possuir Graduação – Licenciatura em Letras, reconhecido pelo MEC;

b) Ter o domínio da língua espanhola;

c) Ter disponibilidade de horários;

d) Possuir cadastro na Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno – SEMEF e emitir Nota Fiscal Avulsa;

Documentação obrigatória para o cadastramento

O candidato deverá enviar os seguintes documentos:

1. a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada – Anexo II
  2. b) Cópia simples da Carteira de Identidade e do CPF;
  3. c) Cópia simples do comprovante de residência;
  4. d) Cópia autenticada do Diploma de Graduação;
  5. e) Informação da conta bancária, se possuir;
  6. f) Termo de Responsabilidade preenchido e assinado – Anexo III.

A documentação acima indicada deverá ser enviada em formato PDF ao e-mail caritasarquimanaus@gmail.com, no período de 28 de fevereiro a 05 de março de 2018.

O presente cadastro não gerará vínculo empregatício, não obrigará a contratação e será realizada de acordo com a necessidade do Programa e da procura.

O professor selecionado para ministrar o curso de português será comunicado por meio do endereço eletrônico indicado na ficha de inscrição e é totalmente responsável pelo acompanhamento das notificações.

Caso o professor não compareço no dia e horário marcados será automaticamente substituído por outro.

ANEXO I

Curso de Português

Público-alvo

Refugiados e solicitantes de refúgio oriundos da República Bolivariana da Venezuela residentes na cidade de Manaus.

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:

• Comunicar-se em Língua Portuguesa;
  • Ler e escrever de acordo com a Língua Padrão;
  • Compreender a Língua Portuguesa oral e escrita utilizada no seu dia a dia;

Metodologia

O profissional terá integral autonomia didática na condução das aulas, observados os objetivos do curso.

Carga Horária

Cada curso terá o total de 100 horas/aulas.

Valor da Prestação de Serviços

Pela prestação de serviços referente a cada curso realizado será pago o valor de R$ 30,00/ hora, mediante a apresentação mensal da Nota Fiscal Avulsa.

ANEXO II

Ficha de Inscrição

1. Dados Pessoais

Data de Nascimento

Carteira de Identidade

CPF

1. Formação Acadêmica

Instituição de Ensino Superior:

Ano da conclusão do curso:

1. Experiência Profissional

Instituição:

Município/Território:

Função:

Período:

Principais atividades desenvolvidas:

Instituição:

Município/Território:

Função:

Período:

Principais atividades desenvolvidas

Manaus, _____de______________de 2018.

___________________________________

Assinatura do (a) Candidato (a)

ANEXO III

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE

Eu,___________________________________________(nome do professor), portador do CPF n.º ___________________________, declaro, para os devidos fins, que as informações apresentadas, bem como os documentos entregues são verdadeiros e preencho os requisitos exigidos no Edital N.º 01/2018 – CÁRITAS/MANAUS., sob pena de responsabilização nos termos da lei.

Estou ciente de que minha participação nesse Programa não gerará qualquer vínculo empregatício, profissional, nem contrato de trabalho com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus.

Este Termo de Compromisso e Responsabilidade é expressão da verdade e por ele respondo integralmente.

Manaus, ____de________________de 2018.

____________________________________

Assinatura do (a) Candidato (a)