Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral do Povo da Rua realiza primeira etapa da capacitação de agentes no Cefam

Cerca de 60 pessoas participaram neste sábado (24/02), do encontro de capacitação da Pastoral do Povo da Rua (PPR) com o tema: Princípios da PPR. O encontro foi realizado no Centro de Formação da Arquidiocese (Cefam), das 8h às 17h, tendo como formadora a Ir. Solange Damião, Coordenadora Nacional da PPR, vinda de Belo Horizonte. O evento contou com a participação de vários agentes de movimentos e grupos da arquidiocese, incluindo representantes das comunidades Nova e Eterna Aliança, Aliança de Misericórdia e Pequeno Nazareno, que trabalham diretamente com pessoas que vivem essa realidade.

A PPR é uma pastoral urbana a serviço da vida, especificamente das pessoas mais sofridas que moram em geral, nos centros da cidade. Em Manaus, existe desde 2015 e, aos poucos, vem se estruturando e ganhando espaço dentro da Arquidiocese. Segundo a coordenadora, Natércia Navegante, o encontro de hoje, foi apenas a primeira etapa que da capacitação que conclui em março.  “Hoje o foco principal é fortalecer e capacitar novos agentes para a PPR e, dia 10/3, teremos a presença de uma outra irmã que abordará as diretrizes”, comentou Natércia.

Para Ir. Solange, o encontro foi um momento de ajudar as pessoas que estão começando a trabalhar com a PPR e orientar àquelas que já tem algum tempo de caminhada. “A gente respeita cada estado e sua maneira de trabalhar, mas a Pastoral Nacional hoje oferece o material e as orientações para que possamos trabalhar juntos com a igreja e é o que fizemos hoje aqui, por meio de uma metodologia bem bacana, onde a gente vai se encontrando, se conhecendo e reconhecendo o povo de rua como o povo escolhido de Deus”, disse a Ir.Solange.

E a metodologia de Ir. Solange foi mesmo algo a parte que agradou a todos os presentes. Além da tradicional explanação via slides e dos trabalhos em grupos, também usou de pequenos exercícios físicos e até mesmo de muita música e dança para criar um clima ainda mais agradável e de descontração. “Ela deu dicas muito importantes, confesso que foi uma experiência que trouxe novos conhecimentos, sem falar do seu entusiasmo e da sua dinâmica em nos ensinar em como colocar em prática o que aprendemos”, disse a assistente social Lanir Catique, da paróquia São Vicente de Paulo.

O encontro também contou com a participação do público, que dividiram suas experiências junto ao povo de rua, e fizeram suas ponderações de como poderiam atuar de maneira mais positiva. “Temos que reconhecer que muitas pessoas vivem nessa situação de rua, no aspecto da solidariedade, da ajuda e somos provocados a pensar nessa dimensão da convivência comunitária e olhar o nosso irmão como pessoa. Esse é o nosso desafio, para não entrarmos numa espécie de assistencialismo para o anonimato”, disse Pe. Hudson Ribeiro, orientador e padre referencial da PPR.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



2 comments on “Pastoral do Povo da Rua realiza primeira etapa da capacitação de agentes no Cefam”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *