Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

ALEAM realiza Sessão Especial para debater o tema da CF-2018

 

Com o objetivo de debater o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2018 “Fraternidade e Superação da Violência”, que defende a construção de uma cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”, foi realizada na manhã desta sexta-feira (23/02), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), uma Sessão Especial em alusão a essa temática, com a presença  da Sra. Patrícia Cabral; o Diácono Francisco Andrade; o secretário executivo representando o Prefeito de Manaus; Ministério Público; Defensoria Pública, Tribunal de Justiça; Secretaria de Segurança; Comando da Polícia Militar; Frei Paulo Xavier, pároco da Paróquia São Sebastião; e Ana Maria Soares coordenadora da Pastoral do Menor.

Patrícia Cabral, presidente do conselho de leigos e leigas da arquidiocese, falou da importância da temática da campanha e das diversas instituições ligadas a igreja Católica que trabalham as superações de violências como a Casa Mamãe Margarida, Rede Um Grito pela Vida, Pastoral do menor dentre outras. Também falou das formações que estão acontecendo nas paróquias, Áreas Missionárias e setores. O Diácono Francisco falou da proposta da CNBB e da dimensão das violações de direitos que perpassam a sociedade. Lembrou a presença dos representantes dos três poderes e que são responsáveis também em promover a superação das violências.

Frei Paulo contextualizou através da espiritualidade franciscana, exemplificando a oração de São Francisco como modelo a ser seguido de amor e fraternidade. Os demais representantes não se manifestaram. O deputado José Ricardo agradeceu a presença de todos e em nome do deputado Luiz Castro que não pode se fazer presente por um imprevisto. O deputado José Ricardo falou da importância do trabalho que a arquidiocese realiza no âmbito da superação das violências e que a Assembleia Legislativa se sentia alegre em homenagear Dom Sergio Castriani pelo trabalho pastoreio. Finalizou o discurso entregando uma placa de homenagem à Patrícia Cabral (representando o Arcebispo) em nome dos deputados estaduais José Ricardo e Luiz Castro, autores da proposta. 

De acordo com José Ricardo, devido a sensação de insegurança e o medo, cresce também a repressão do Estado. Mas se critica a eficiência das instituições públicas. A cada dia o povo confia menos na polícia, no Judiciário, nos governos. “A CF fala que a fraternidade é fundamento para a paz. A fraternidade leva ao reconhecimento de cada pessoa humana como igual em dignidade e em direitos. O que podemos fazer para superação a violência? Certamente, cada pessoa tem o seu papel, pode fazer algo. A responsabilidade do cidadão, do cristão é enorme. Mas os poderes públicos, os que assumem cargos, eleitos ou não, contratados ou concursados, todos têm deveres e certo poder para fazer a diferença”, reflete o parlamentar.

 

Informações: Assessoria de Comunicação e Patrícia Cabral

Fotos: Patrícia Cabral

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “ALEAM realiza Sessão Especial para debater o tema da CF-2018”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *