Seminário de Preparação da CF – 2018 debate a superação da violência no âmbito do VER, JULGAR e AGIR

Cerca de 500 pessoas, entre religiosos e leigos de todas as pastorais, movimentos, grupos e demais forças vivas que fazem parte da Arquidiocese de Manaus, estiveram presentes nos dias 15 e 16, no auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco, localizado na Av. Epaminondas – Centro, para participar do Seminário de Preparação da Campanha da Fraternidade (CF) 2018, que esse ano traz como tema “Fraternidade e a superação da violência” e como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). Dessa forma, durante dois dias os agentes de pastorais, as instituições e pessoas envolvidas com a temática, participaram da Mesa Redonda, onde discutiram o assunto no âmbito do VER, JULGAR e AGIR.

A abertura aconteceu na noite desta quinta (15/02) e contou com a presença de Dom José Albuquerque, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e de outros convidados que compuseram a Mesa, entre eles: Ir Eurides Alves de Oliveira – Rede Um Grito pela Vida; Sra Elane Belota – Secretaria de Segurança Pública; Padre Geraldo Bendaham – Coordenação de Pastoral; Dep. Estadual José Ricardo – Comissão de Direitos humanos da ALEAM; Dep. Estadual Luiz Castro – Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e Rosana Barbosa, professora da UFAM. Cada integrante teve 5min para fazer sua apresentação/colocação e, após esse momento, professora Rosana fez uma explanação do VER segundo o texto base da CF.

A segunda noite, contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, que acompanhou tudo em meio à plateia. Compondo a mesa novamente estiveram a Ir Eurides Alves de Oliveira e a Sra. Elane Belota, que ao lado da Sra. Nazaré Castro – representante do Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE), e de Elias Emanuel – Sec. Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos deram início ao debate no âmbito do AGIR e, na sequência, padre Geraldo fez uma breve explanação do JULGAR segundo o texto base da CF. Após esse momento, assim como na noite anterior, foi aberto um espaço para as rodadas de perguntas para os convidados responderem.

Encerrando a noite, jovens da PJ arquidiocesana fizeram uma mística com cartazes, dizendo NÃO a todas as formas de violência e Dom Sergio fez as considerações finais, seguida da benção. De acordo com o pe. Geraldo, os encontros vão continuar acontecendo de formas pontuais, pois a campanha se estende muito além da quaresma. “A CF é um alerta e uma chamada de atenção para os membros da igreja e sobretudo para a sociedade, como uma forma de tentar curar essa dor da violência que tanto tem machucado a nossa existência, por isso que a CF apesar de ser no tempo da quaresma, ela pretende se alongar durante o ano todo para que a gente possa superar mesmo esse problema no nível comunitário e social”, comentou Pe. Geraldo, coordenador geral do evento.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários