Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Rede Tiradentes – Campanha da Fraternidade 2018 tratará sobre a superação da violência

A Campanha da Fraternidade deste ano traz o tema: “Fraternidade e superação da violência”. O coordenador da pastoral, Padre Geraldo Bendaham, explicou de que forma a Igreja Católica pretende alcançar os fieis como o tema.

“É necessário superar a cultura da violência, como, por exemplo, por a culpa na vítima. Uma mulher, por exemplo, é estuprada, porque estava se vestindo, mal. Isso é uma mentalidade que precisa ser superada! A outra é a gente tratar as pessoas como inimigas. As pessoas não são nossas inimigas. Nós somos irmãos!”

Para a Igreja Católica, a principal violência que atinge a sociedade não é a dos tiros, mas aquela que é camuflada pelos políticos: a corrupção.

“A corrupção é um vírus, é um câncer, é uma coisa horrorosa, um covardia, porque, roubar o dinheiro público, é uma forma de violência que realmente atrasa toda…  imagine a Educação, a Saúde. É uma coisa terrível!”

O Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castrianni, considera a corrupção como a pior violência, por isso, convoca o povo católico a se unir contra essa mazela e construir uma sociedade mais justa e mais humana.

“Nós queremos aquilo que o outro tem e, por isso, matamos o outro. Paremos Caim e Abel! A cultura começa com a violência. O irmão que mata o irmão. Então é a convenção pessoal é importante. Mas depois, a convenção social, também. Estruturas na violentas. Chamo atenção à Não Violência e promovemos também atos simbólicos de não violência!”

A cerimônia oficial de Lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 será na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro.

 

Matéria pública no Portal Rede Tiradentes no dia 05/02/2018, confira no link: https://www.redetiradentes.com.br/campanha-da-fraternidade-de-2018-tratara-sobre-superacao-da-violencia/



Por: Arthur Amorim

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar