Dom José Albuquerque empossa Pe. Agnaldo o novo pároco da Área Missionária Tarumã

A Área Missionária Tarumã, localizada no setor padre Ruggero Ruvoletto, esteve em festa na noite deste domingo (4/2), para receber seu novo pároco, Pe. Agnaldo Gomes Batista (SDN), Missionário Sacramentino de Nossa Senhora. A celebração foi realizada na igreja da Comunidade São Pedro, situada na rua São João, 199 – Parque São Pedro, sendo presidida por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus; pe. Antônio Carlos, pároco da Paróquia N. Sra. de Guadalupe (onde pe. Agnaldo atuou como vigário paroquial), pe. Francisco João, recém-chegado para assumir como novo vigário paroquial em Guadalupe e, pe. Luiz Carlos Ramos, representando o superior geral dos Missionários Sacramentino de Nossa Senhora.

Após o rito da procissão de entrada, o bispo fez a acolhida do novo padre e saudou a todos os presentes com muita alegria. Depois foi realizado a leitura do decreto de nomeação e, em seguida realizou-se a entrega das chaves da igreja, o primeiro dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão. Com o recebimento das chaves da igreja, o novo pároco assume diante do bispo e da assembleia, o compromisso de cuidar do povo de Deus e do templo material, desempenhando com verdadeira caridade e continua alegria, a sua vocação, procurando em tudo agradar a Cristo.

Logo após o canto de aclamação, Dom José entregou o evangelho ao pároco, o segundo dos três instrumentos, uma vez que é o seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção. Durante a homilia, o bispo comentou sobre as leituras proferidas e sobre o evangelho proclamado pelo pároco, ressaltando a importância que, não só o padre é tem para Área Missionária, mas também como a Área Missionária pode ajudar o padre nesse novo desafio de ser o bom pastor, ser pai, ser amigo e, principalmente, colocar em prática, aquilo que o Senhor nos pede, a missão de evangelizar.

“Estamos aqui para celebrar a comunhão e a unidade. O pároco vem para ajudar, mas ele não pode fazer tudo sozinho e precisa do apoio da comunidade para procurar colocar em pratica a missão de evangelizar e anunciar Jesus não só com palavras, mas com testemunhos diários. Vocês são privilegiados por terem um pároco quando muitas paroquias não tem, por isso que na verdade não é padre Agnaldo que toma posse da área missionária e sim a Área Missionária que toma posse do padre, porque sabemos que aqui existe pessoas destemidas e corajosas que vieram para cá e foram fundando as primeiras comunidades”, disse o bispo.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogando pelo bispo diante do público, após esse momento, conforme determina a disciplina da Igreja, o padre Agnaldo realizou a profissão de fé, antes de iniciar seus trabalhos como pároco. A chave do sacrário, o terceiro instrumento, é entregue logo na sequência, o novo pároco ao recebe-las se dirige até o sacrário, onde depois de abri-lo faz uma breve oração. E assim o rito da celebração seguiu normalmente, até a entrega do documento de nomeação, quando Dom José o declara empossado e o acolhe com um abraço fraternal.

“Agradeço a Deus por estar aqui, pois vocês são presente de Deus na minha vida. Agradeço a Dom José, nosso bispo auxiliar juntamente com demais padres, como padre Antônio que convivi em Guadalupe e por dois anos trabalhamos juntos nas comunidades, agradeço por todo carinho. É muito bom ver a alegria estampada no rosto de cada um e essa acolhida bonita de toda a comunidade, com certeza e com a graça de Deus vamos todos caminhar muito bem juntos. Que Deus nos abençoe e nos proteja nessa missão que eu aceitei de coração aberto”, disse ao pároco que após a benção final, fez questão de abraçar e receber o carinho de todos os comunitários de sua nova “casa”, assim também como os amigos paroquianos de Guadalupe que foram se despedir do  pároco e amigo querido.

Histórico

Pe. Agnaldo é filho do casal Joaquim Gomes Filho e Belmina Batista Gomes, nasceu aos 8 de novembro de 1965, em Bom Jesus do Galho – MG. Foi ordenado Diácono pela oração da Igreja e imposição das mãos de Dom Hélio Gonçalves Heleno Bispo Diocesano da Diocese de Caratinga-MG, em 09 de janeiro de 2000, na Igreja Matriz Bom Jesus Manhumirim, MG. Exerceu o ministério Diaconal nesta mesma Paróquia. A Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 3 de dezembro de 2000, na Paróquia São Domingos de Gusmão, Ubaporanga-MG, por Dom Hélio Gonçalves Heleno, escolhendo como lema sacerdotal “Vós sois o sal da terra e luz do mundo” (Mt, 13-15). Entre os locais que atuou, estão:

Ano de 2001 – Vigário Paroquial da Paróquia Santa Cruz, Município de Alta Floresta, Diocese Sagrado Coração de Jesus, Sinop – Mato Grosso.

Ano de 2002 – Pároco da Paróquia Bom Pastor, Município de Alta Floresta, Diocese Sagrado Coração de Jesus, Sinop – Mato Grosso.

Ano de 2003 a 2006 – Pároco da Paróquia Papa João XXIII, Município de Colider, Diocese Sagrado Coração de Jesus, Sinop – Mato Grosso.

Ano de 2007 a 2009 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pajuçara, Munícipio de Maracanaú. Arquidiocese de Fortaleza – CE.

Ano de 2010 – Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matozinhos – Munícipio de Matozinhos Diocese de Sete Lagoas – MG

Ano de 2011 a junho de 2014 – Pároco da Paróquia São Bernardo e Formador da Casa de Formação Frater Élcio Gorini, SDN. Belo Horizonte. Arquidiocese Belo Horizonte – MG.

Julho de 2014 a maio 2016 – Vigário Paroquial da Paróquia São Bernardo e Formador da Casa de Formação Frater Élcio Gorini. Arquidiocese de Belo Horizonte – MG

Junho 2016 a janeiro de 2018 – Vigário Paroquial da Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Arquidiocese de Manaus.