Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Odilo Scherer celebra missa de encerramento do novenário em honra à São Sebastião

A Igreja Católica de Manaus prepara-se para mais uma grande festa em honra a São Sebastião com o tema “São Sebastião, ajuda-nos a sermos cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade!”, que acontece neste sábado dia 20/01, com procissão e missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Sergio Castriani. Antes disso, a Paróquia São Sebastião, iniciou no dia 11 de janeiro, o novenário em honra ao padroeiro com celebrações começando sempre às 18h, tendo um padre convidado presidindo a celebração. E, para encerrar o novenário com chave de ouro, nesta sexta-feira (19/01) a celebração contou com a presença de um convidado muito especial, Dom Odilo Scherer, Cardeal e Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Segundo o pároco, Frei Paulo Xavier, a presença de Dom Odilo é uma grata surpresa que veio abrilhantar ainda mais o novenário que, durante todas as noites, sempre contou com a igreja lotada. “Estamos na véspera de nosso padroeiro e, desde o dia 11 nós estamos refletindo em nossas noites de novenário sobre a realidade dos cristãos leigos e leigas como sujeitos na igreja e na sociedade, traduzindo aquilo que é fundamental no batismo que é ser sal e luz, e hoje, nós contamos com a presença do cardeal Dom Odilo, que estava fazendo uma visita às igrejas da diocese do Alto Solimões e que acolhemos com muito carinho em nossa igreja nesta breve estada por Manaus, encerrando alegremente o nosso novenário onde, durante todos esses dias, contamos com a igreja sempre cheia de fiéis, e juntos podemos testemunhar a nossa fé”, disse Frei Paulo.

Durante a celebração, que contou com a presença de aproximadamente 500 fiéis, além de representantes das comunidades tradicionais de terreiro, como parte do projeto que combate a intolerância religiosa e que abre as portas da igreja católica para os irmãos pertencentes à outras religiões, Dom Odilo deu as boas vindas a todos e, durante a sua homilia, enfatizou um pouco sobre a vida de São Sebastião, um dos primeiros mártires da igreja católica, que também sofreu perseguição por ser cristão. “Para mim é um grande prazer aceitar esse convite de Dom Sergio para junto à vocês, concluir a novena à São Sebastião, ele que foi vítima da perseguição do Império Romano aos cristãos que não tinham liberdade de manifestar a sua fé. Ele era um leigo, um soldado do imperador que acolheu o evangelho e por isso foi preso e torturado, foi martirizado ao dar exemplo de testemunha de Cristo que não renunciou a sua fé”, disse o Cardeal.

Para a devota Rosa Santos, o novenário foi um leque de bênçãos, que abordou muito bem a importância do leigo dentro da igreja. “Quem conhece a história de São Sebastião se sensibiliza com o exemplo de cristão que ele foi e, o novenário foi algo de grande renovação para nossa igreja pois enfatizou a importância de leigos e leigas, que foi o tema principal e bem apropriado ao Ano do Laicato. Durante o novenário, todos foram muito acolhedores e tivemos muitos momentos de oração e de reencontros entre amigos e familiares, que finalizou com a presença de Dom Odilo em nosso meio, falando entre outras coisas, sobre a questão da intolerância religiosa, fazendo essa analogia à história de vida de São Sebastião e ao próprio Cristo que também passou por isso”, comentou a fiel.

Sobre a viagem ao Amazonas

Dom Odilo passou 10 dias junto à Adolfo Pereira, bispo da diocese do Alto Solimões, visitando as comunidades irmãs, como parte de uma parceria do Regional Sul da CNBB, o cardeal afirmou que toda missão tem como tarefa principal a evangelização, seja para religiosos ou leigos. “Já faz algum tempo que a igreja está fazendo um grande esforço de renovar a evangelização, pois é um processo que nunca é concluído, precisa ser renovado a cada geração e várias vezes ao longo da vida de uma pessoa. Evangelização é sempre um fato novo, diante de novas circunstâncias, novos tempos e novos desafios e hoje, nós nos encontramos diante de urgências bem grandes e todos são chamados, não só os padres e religiosos, mas também os leigos que são parte da igreja e que tem uma missão própria, conforme o tema do Ano do Laicato, ser o ‘sal da terra e luz do mundo’ e com seu carisma poderem colaborar com a missão da igreja”, comentou Dom Odilo.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

2 Comentários em "Dom Odilo Scherer celebra missa de encerramento do novenário em honra à São Sebastião"

avatar
Patricia Cabral
Visitante

Parabéns pelo belo novenario de São Sebastião realizado pelos paroquianos e pela coordenação de Frei Paulo Xavier. Bela cobertura da missa de ontem e na expectativa pela festa do dia de hoje.
Viva São Sebastião

Isiane Chaves
Visitante

Muito bom!