Pastoral do Batismo reúne cerca de um mil agentes durante encontrão com o Arcebispo de Manaus

Aconteceu na manhã do dia 14 de janeiro o Encontrão Arquidiocesano da Pastoral do Batismo que reuniu no Studio 5 – Centro de Convenções cerca de mil agentes desta pastoral, vindos das diversas comunidades dos 12 setores da Arquidiocese de Manaus. Foi um momento de oração e bate papo sobre os desafios vividos no dia a dia dos agentes da Pastoral do Batismo. O evento marcou o início das atividades da pastoral no ano de 2018.

A programação iniciou com uma grande animação e em seguida com ofício divino, onde foi feita a recordação da vida, trabalho e missão da Pastoral do Batismo. Após o ofício, a coordenadora arquidiocesana Socorro Duarte, deu as boas vindas aos participantes e acolheu Padre Amarildo Luciano que intermediou o debate com Dom Sérgio e o público presente. Os participantes fizeram perguntas ao bispo sobre as dúvidas dos casos mais frequentes que ocorrem dentro das comunidades. Todas as perguntas foram respondidas com clareza e com orientações a serem usadas pelos agentes da pastoral do Batismo.

Segundo o Arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Sergio Castriani, para o batismo é necessária uma catequese, os pais e os padrinhos devem estar presentes na vida da igreja e serem exemplo de cristão para o batizado. Por isso a preocupação em promover este encontro, tendo em vista que o Batismo é o primeiro passo para a Iniciação à Vida Cristã e que já se fazia 5 anos em que não acontecia um evento como esse.

Após o bate papo, foi realizada a renovação das promessas batismais e todos os agentes foram aspergidos com água benta pelo padre Amarildo Luciano. E para marcar ainda mais o encontro, houve a entrada da faixa do ano do laicato e os leigos e leigas. Em seguida, representantes da pastoral levaram ao arcebispo uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e buquê de rosas brancas.

Texto e fotos:  Rafaella Moura