Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Arcebispo profere bênçãos aos cristãos leigos e leigas durante o 15° Oitavário da Epifania

Marcando o encerramento do 15° Oitavário da Epifania, no próximo sábado, 13/1, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, realizará Celebração Eucarística, com a bênçãos aos cristãos leigos e leigas, que desenvolvem um importante papel na Igreja, participando de atividades pastorais e envolvendo a comunidade.

Desde o dia 6, Dia de Reis, a paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que fica no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da capital, iniciou os festejos do Oitavário, que simboliza a manifestação de Jesus a todos os povos da terra. Este ano, o evento teve como tema “Epifania: Manifestação da ternura de Deus no mundo” e o lema “Cristãos leigos e leigas chamados a ser discípulos missionários”.

Na última quarta-feira, 10/1, a comunidade Rainha dos Apóstolos recebeu entusiasmada a participação do padre Celestino Ceretta, primeiro pároco da igreja e que hoje é o administrador paroquial do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Praça 14, zona Sul. Muito homenageado pelos fiéis, padre Celestino chamou a atenção para o caminho percorrido pelos Reis Magos até chegarem a cidade de Belém, onde Jesus nasceu.

“Muitas vezes somos impacientes, porque as coisas não acontecem como planejamos, mas é preciso ir devagar e saber que a solução está em Belém e não em Jerusalém. Os três reis magos tiveram um sinal, mas precisaram percorrer um longo caminho para chegar a luz, que é Jesus Cristo”, disse ao celebrar a missa.

Festa da luz
Criada pelo fundador da Sociedade do Apostolado Católico, São Vicente Pallotti, em Roma, no ano de 1836, a festa da Epifania tem o objetivo de fazer com que a pessoa de Jesus e suas obras sejam mais conhecidas entre as pessoas. A cada dia um continente é representado e uma bênção especial é dada aos participantes, ao fim, a união de todos os povos será simbolizada na grande confraternização religiosa.

“O Oitavário é sempre um momento muito especial. São dias de missão para que nós tomemos consciência, cada vez mais, do caminho percorrido por Jesus Cristo. As celebrações seguem até o próximo sábado, quando teremos o encerramento presidido pelo Arcebispo, dom Sérgio Castriani. Convidados a todos a se fazerem presentes!”, finalizou o pároco da Rainha dos Apóstolos, Nelson Taffarel.

— — —
TEXTO: Alita Falcão / Pascom da Paróquia Rainha dos Apóstolos
FOTOS: Divulgação Pascom


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *