Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Frei Flávio preside missa de despedida na paróquia Nossa Senhora das Mercês

Frei Flávio Freitas (OFM Conv), um dos sacerdotes mais queridos da Arquidiocese de Manaus, presidiu sua própria missa de despedida na noite deste sábado (30/12) na paróquia Nossa Senhora das Mercês, localizada no conjunto eldorado – bairro parque dez, aonde há dois anos ele atuava como pároco, mesmo trabalho que realizava na Área Missionária São Maximiliano Maria Kolbe, localizada no bairro do Aleixo. A celebração contou com a presença de coordenadores e agentes de pastorais; equipes, grupos e movimentos pertencentes à igreja, além dos comunitários que se fizeram presente para se despedir daquele, considerados por todos, como uma verdadeiro pai e amigo de todas as horas.

Com seu jeito simples e atencioso de ser, Frei Flávio logo que chegou foi ganhando os corações dos fiéis e mostrando que era um pároco que tinha algo diferente e uma de suas caracterizas é o amor por Nossa Senhora. “Nesses dois anos de convivência com Frei Flávio, nós conhecemos mais de perto as obras de Maria, porque ele é um devoto fervoroso e incorporou isso na gente também. Foi muito importante a passagem dele por aqui, por que ele envolveu bastante a comunidade, agregando mais os grupos e as pastorais, fez com que nos tornássemos não só ouvintes, mas participantes das celebrações e com certeza vai fazer falta, mas como Deus tem um propósito na vida dele, só temos a agradecer o período que ele passou aqui”, comentou Jucilene Pereira, da Pastoral da Família.

Após passar por vários lugares exercendo seu ministério e carisma de franciscano conventual, em 2015, vindo de Goiás, aportou em Manaus, onde se deparou com a diferença de clima, mas logo foi se acostumando ao calor amazônico. Entre as atividades paroquiais e pastorais que esteve a frente, podemos citar: Procissão, carreata e missa da padroeira; organização da coroação de Nossa Senhora; missa da abertura da semana da pessoa com deficiência; Auto de Natal; Campanha Natal Solidário, Exposição de Presépios e outras. Com 19 anos de ordenação sacerdotal, Frei Flávio se prepara para mais uma vez, seguir o lema “Para servir e seguir-te, deixamos tudo Senhor”, de sua profissão religiosa realizada há mais de 25 anos e agora se prepara para “deixar tudo” e seguir em uma nova missão, dessa vez em Juruá, município do Amazonas distante aproximadamente 800km de Manaus.

“O processo de amar passa pelo coração e eu posso dizer que a palavra que me vem na noite dessa oitava de Natal é gratidão. E hoje, aqui em Mercês, o meu coração é grato a Deus por ter me conduzido por essas terras, porque Manaus foi uma escola por onde eu passei e posso dizer com toda certeza, o meu coração é amazônico e por isso eu disse sim à nova missão, vi a necessidade de Juruá e disse: eu vou. Hoje nós celebramos a festa da Sagrada Família e das relações entre os familiares, todas as leituras de hoje mostram como Deus consagra e quer as famílias, pois é de lá que saem as vocações, matrimônios, ela é um porto seguro e aqui com vocês eu sinto um porto seguro, por isso, conto com as vossas orações e vou leva-los sempre comigo em meu coração”, comentou o Frei.

E foi assim, entre lágrimas e sorrisos que a celebração foi sendo conduzida, cheia de momentos de fortes emoções e algumas homenagens feitas com um nó na garganta. Ao final da celebração, formou-se a tradicional fila dos abraços onde os paroquianos puderam demonstrar todo seu carinho pelos frei que atendeu um a um com o sorriso no rosto e braços abertos. “Desde quando soubemos da ida do Frei, a primeira coisa que veio à cabeça foi preparar uma missa digna para ele, pois duas coisas que são características de Frei Flávio é a liturgia e a presença de Nossa Senhora e ,nada mais justo do que puder fazer uma linda homenagem para ele, para isso mobilizamos a todos e tentamos fazer o melhor dentro de nossas limitações”, explicou João Tavares, coordenador da pascom.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar