Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Frei Pedro toma posse como novo pároco de N. Sra. das Mercês e A.M. São Maximiliano Kolbe

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu na noite desta sexta-feira (29/12), a celebração de posse de Frei Pedro Rodrigues da Silva, novo pároco da paróquia Nossa Senhora das Mercês, localizada no conjunto eldorado – bairro parque dez e da Área Missionária São Maximiliano Maria Kolbe, localizada no bairro do aleixo. A santa missa contou com a presença de vários comunitários e foi concelebrada pelo Frei Flávio Freitas, ex-pároco e padre José Ribeiro, da Área Missionária São João XXIII, que veio prestigiar a posse do amigo de longa data.

Natural de Anápolis (GO), frei Pedro possui 12 anos de sacerdote e é frade há 20 anos. Chegou em Manaus há dois anos, vindo trabalhar junto com frei Flávio como vigário paroquial. Antes disso, foi pároco durante três anos na paróquia de Nossa Senhora de Fátima e mais três anos na paróquia São José, ambas em Feira de Santana – Bahia. Depois foi para João Pessoa, capital da Paraíba, atuando como vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora Aparecida e de lá veio para Manaus, onde na noite de hoje, assumiu sua primeira paróquia como pároco.

A celebração transcorreu normalmente e, durante o rito de posse, Dom Sergio, entregou ao Frei Pedro, a Estola, a Chave do Sacrário e a Palavra de Deus, oficializando de vez a posse. “Deus é a luz que traz a verdade, vamos pedir a Deus que possa derramar a sua luz, porque hoje estamos aqui para a posse do novo pároco. Pároco que é o homem de palavra e da Palavra,  é a pessoa que procura anunciar com alegria a Palavra de Deus, santificar os fiéis pelos sacramentos, sobretudo pela eucaristia e que procura governar a comunidade com espirito de serviço”, disse o arcebispo durante a homília.

“Com muita serenidade, assumo esse encargo de pároco, não tenho a ilusão que será fácil, pois sei dos desafios, mais esses nos faz mais fortes e perseverantes. Me coloco nesse oficio com a alegria, junto ao frei Gilberto, com o qual vou dividir os trabalhos pastorais e poder colaborar com a minha província de São Maximiliano Kolbe e com a Arquidiocese de Manaus, pois quero ser aquele que reza por cada um de vocês e juntos possamos desempenhar nossos serviços e o nosso papel de cristãos. Entrego todo esse oficio sob intercessão de Nossa Senhora, ela que é a predileta do Pai. Agradeço pela confiança a mim depositada e expresso aminha gratidão sobretudo a Dom Sergio, que em muitos momentos se fez presente, se mostrando um grande pai e grande pastor”, comentou Frei Pedro em seu discurso final.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *