Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Frei Flávio organiza a 3º exposição de presépios na paróquia N. Sra. Das Mercês

Cerca de 320 presépios natalinos, de todos os tamanhos e tipos e, provenientes de várias regiões do Brasil e diversos países, estão em exposição na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, localizada na rua Virgílio Freire, 270, conjunto Eldorado – Parque 10, próximo a praça do caranguejo. A terceira edição da exposição realizada pelo Frei Flávio Freitas, pároco da igreja e idealizador do evento, traz como tema “Jesus na casa do ribeirinho” e convida o visitante a fazer um verdadeiro passeio ao redor do mundo.

A exposição conta com presépios vindos da Europa, Estados Unidos, América do Sul, África e até de países onde o cristianismo não é a religião principal, como por exemplo Marrocos. Cada presépio apresenta uma característica própria, desde o figurino dos personagens, até o material de que é feito, variando de madeira, gesso, vidro, massa de milho, papelão, cerâmica e outros. “Esse ano temos algumas novidades como presépios feitos com garrafas pet, com barbante e fibra de juta, desenhado em papiro autêntico e até um presépio feito na cabaça dentro da casa do ‘joão-de-barro’ confeccionado no Santuário Jardim Imaculado em Goiás”, disse Frei Flávio.

A amostra levou mais de um mês para concluir toda a sua montagem, que inclui decoração, iluminação e musica natalina, sem falar que nela são usados matérias recicláveis, além de muita criatividade e imaginação. De acordo com Frei Flávio, o diferencial de sua exposição é como os presépios são organizados, pois cada detalhe e posicionamento é importante para contar uma história. Isso conseguimos perceber logo na entrada, onde passamos, literalmente, por dentro da casa de um ribeirinho e nos deparamos com o menino Jesus, repousando alegremente sobre uma rede. De lá em diante, começa a viagem ao redor do Brasil e do mundo por meio de cada presépio e suas características locais.

“A forma que eu trabalho não é uma forma convencional de exposição, geralmente as pessoas que fazem exposição arrumam tudo separado, no entanto eu faço questão de seja um próximo ao outro, contando uma história de salvação que pertence a todos os povos, pois a salvação não olha qual país a pessoa pertence, mas é onde está o fruto do amor de Deus que é Jesus Cristo, que ama a todos e quer que a paz chegue a todos. Por isso eu faço essa miscelânea, unindo os povos a começando pela casa do ribeirinho e se espalhando por todo o planeta”, explicou o pároco artista plástico

De todos os presépios montados, o maior esta exposto dentro da própria igreja e levou cinco dias para ser finalizado. Segundo Frei Flávio, em poucos lugares do mundo se ver uma exposição tão completa e com uma riqueza de detalhes tão bonita. “Aqui nós temos um acervo muito grande de presépios, de mais de 50 países e de todas as regiões do Brasil e é muito difícil reunir tantos numa única exposição que vem representar o nascimento do menino Jesus mostrando a universalidade do amor, não importando o local ou região do mundo”, disse o Frei.

A exposição foi inaugurada na manhã do dia 8 de dezembro e já teve mais de mil visitações de famílias que vem conhecer e é inevitável não se encantar. Para quem quiser prestigiar essa belíssima forma de representar um dos momentos mais importantes da fé cristã, a amostra de presépios ficará em aberta ao público até o dia 30 de dezembro no salão paroquial ao lado da igreja, com os seguintes horários de 8h30 as 12h e 14h as 18h. A noite após a missa das 19h e domingo 7h30 as 11h e a noite após a missa das 19h.

Origem

O clima de natal está no ar e sem dúvida um dos símbolos que melhor representa essa época, são os presépios, presentes em vários lares. Segundo Frei Flávio, os presépios fazem parte tradição franciscana iniciada há séculos. “Quem teve a ideia de fazer o primeiro presépio foi São Francisco de Assis em 1223 na Itália, feito com pessoas representando o nascimento de Cristo. Desde então, os franciscanos confeccionam os presépios e fazem exposição pelo mundo afora”, disse o Frei que há 11 anos realiza com muito carinho e amor, a exposição, sendo que as oitos primeiras foram realizadas em Goiania e as ultimas três em Manaus.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

5 Comentários em "Frei Flávio organiza a 3º exposição de presépios na paróquia N. Sra. Das Mercês"

avatar
Selene Oliveira
Visitante

Lindíssima exposição. Frei Flavio é um apaixonado por tudo que faz na Igreja.Essa é apenas uma pequena amostra de sua dedicação.

Rafael Ribeiro
Visitante

Pra mim o zelo com a casa de Deus e para com o sagrado é sua marca registrada! Parabéns, Frei, e obrigado pelo seu sim diário. Paz e bem!

Isiane Chaves
Visitante

Muito lindo!

Domini Augusto
Visitante

O melhor pároco que a paróquia Nossa Senhora das Mercês poderia ter, o Jardim da Imaculada sente muita falta

Domini Augusto
Visitante

Frei Flávio o melhor Pároco do mundo ♥️