Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sergio preside missa na comunidade de Santa Luzia

A Comunidade de Santa Luzia, localizada na rua 52, nº 25 – conj. Francisca Mendes II, pertencente à Área Missionária Santa Clara –  Setor Pe. Pedro Vignola, esteve em festa na noite desta segunda feira (11/12) ao receber pela primeira vez, após 21 anos de existência, a visita de um arcebispo, Dom Sergio Castriani, que presidiu a celebração do segundo dia do tríduo da padroeira, que tem como tema “Santa Luzia, conduze-me a ser sal da terra e luz do mundo”, e lema “ ser Igreja aonde quer que eu vá”, concelebrando estava o pároco, padre José Cheregato.

Apesar de pequena em tamanho, a igreja se tornou enorme no quesito acolhida, pois em cada rosto que estava presente, era notório a alegria que estavam vivendo por ter entre eles o pastor maior da Arquidiocese de Manaus. Todos queriam demonstram um gesto de carinho e, ao fim da celebração, não perderam a oportunidade de dar um abraço ou registrar esse momento como as famosas selfies. “Estávamos todos nervosos e ansiosos com a vinda do arcebispo pela primeira vez no meio de nós, mas no fim saiu uma bela celebração e ele se mostrou ser bem simpático e atencioso”, disse a comunitária sorridente, após posar em uma foto ao lado de Dom Sergio.

Dom Sergio também se mostrava muito feliz por estar celebrando e conhecendo a comunidade, como uma forma de ficar mais próximo de seu rebanho. “Nossa Arquidiocese é mesmo muito grande, há cinco anos como arcebispo e somente agora que conheci a Comunidade Santa Luzia, e olha que eu sempre faço visitas nas comunidades”, comentou o arcebispo em certo momento. Padre Cheregato, aproveitou a oportunidade, é pediu para o Arcebispo abençoar os quadros da Via Sacra que a comunidade ganhou de presente do padre Charles Cunha, pároco da Área Missionária Sagrada Família do Tarumã – Setor Alvorada.

“Esse é um momento muito especial para a Área Missionária Santa Clara, sobretudo para a capela de Santa Luzia, pois nesse segundo dia do tríduo, recebemos Dom Sergio que veio celebrar conosco a esperança, a vida, a misericórdia. A comunidade preparou tudo com muita alegria e com muita emoção e, ao final foi introduzida o quadro da Via Sacra doado pelo nosso estimado padre Charles e a gente agradece a presença de todos os comunitários que tem participado em nossa festa religiosa e na nossa festa social (arraial) também. Que Deus nos abençoe pela a intercessão de Santa Luzia.

A Homilia de Dom Sergio

Durante a sua homilia, Dom Sergio começou comentando sobre o tempo do advento e das leituras tiradas do livro do profeta Isaias. Segundo Dom Sergio, são leituras muito bonitas, como se fossem “evangelhos dentro do Antigo Testamento, que anunciam libertação e salvação”. Depois comentou um pouco sobre a vida e o exemplo de Santa Luzia.

“Chegamos no tempo do advento, tempo da esperança e dos sonhos, e isso me lembra o lema “ser Igreja aonde quer que eu vá”, esse era desejo de Santa Luzia, viver plenamente para Jesus Cristo até morrer por causa da as fé, daí gerou os dois motivos pelo qual ela foi martirizada: o primeiro por não cumprir o trato de casamento e outro é pelo simples fato de ser cristã. Por amor a Jesus , ela não voltou atrás de nem uma das duas decisões”, disse Dom Sergio



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Dom Sergio preside missa na comunidade de Santa Luzia"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Muito lindo! Parabéns!