Cáritas realiza a 7º edição da Feira de Economia Solidária nos Festejos de N.Sra. da Conceição

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus realizou nesta sexta-feira (08/12), a 7ª Feira de Economia Solidária que, pela primeira vez, aconteceu junto aos Festejos da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, reunindo ao longo da Av. 7 de Setembro, cerca de 60 barracas das pastorais e movimentos da arquidiocese que, das 9h até as 22h venderam seus produtos, entre eles: artesanatos, confecções, comidas típicas e muitos outros.

Segundo Pe. Orlando Barbosa, coordenador da Cáritas, o objetivo da Feira da Solidariedade, como é mais conhecida, “é mostrar os trabalhos realizados pela Cáritas Arquidiocesana junto as Comunidades e Grupos acompanhados nas Áreas Missionárias e Paróquias da Arquidiocese de Manaus que garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental”, comentou.

O evento contou também com uma vasta programação que se estendeu no decorrer do dia, com apresentação de grupos e artistas locais, sorteio de rifas da “ação entre amigos” e muito mais. De acordo com Afonso de Oliveira, a feira foi um sucesso, as barracas venderam praticamente tudo e estão na expectativa para que nos próximos anos, o convite possa novamente ser feito e a feira se tornar uma tradição durante os festejos da padroeira do Amazonas.

“O convite do pe. Hudson (pároco da Catedral) foi muito bem vindo porque um espaço como esse, num momento tão importante como os festejos da nossa padroeira, a gente fica feliz de poder estar abrilhantando essa festa com os nossos empreendimento. E é visível a felicidade no rosto de cada um que participou com sua barraca, houve um número de visitas muito grande, praticamente todos os produtos foram vendidos e, se ano que vem recebemos novamente o convite, a feira tem tudo para se tornar uma tradição”, disse Afonso.

De tudo um pouco

Turistas, visitantes e transeuntes que passeavam pelo centro, foram pegos de surpresa ao verem a Av. Sete de Setembro tomada por barracas de praticamente todas as pastorais da Arquidiocese, com os mais diversos produtos, onde podiam encontrar de tudo um pouco, proveniente de empreendimento solidários das paróquias, áreas missionárias e comunidades, além da presença da Livraria Paulinas, Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) e a Rádio Rio Mar fazendo a divulgação ao vivo em 103,5MHz tanto da Feira quanto da Procissão da Imaculada.

De acordo com Antônio Fonseca, da equipe de coordenação, a feira foi uma atividade que fechou em grande estilo a programação da Jornada pelo Dia Mundial do Pobre, iniciada no dia 17 de novembro. “Hoje encerramos a programação do dia mundial dos pobres celebrando esse momento junto com a festa da padroeira, nessa feira que vem somar, unindo o útil ao agradável, divulgando os empreendimentos das cooperativas como uma forma de dar visibilidade aos grupos e pequenos empreendedores que estão lá na base e precisam de um espaço para demonstrar seu trabalhos e melhorar de vida”, comentou Antônio.

Programação das apresentações da feira.

9h às 10h –  Zumba, apresentações de artistas locais

11h às 12h – Cabanos