Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Itepes encerra ano letivo com missa e despedida e envio de diretor executivo e secretária para novas missões

Momentos de muito emoção marcaram a missa de encerramento do ano letivo do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes) realizada na manhã do dia 6 de dezembro de 2017, no auditório do instituto. Com a presença de professores, colaboradores, alunos, membros da diretoria da mantenedora Associação Amazônica para a Pesquisa e Educação Cristã (AAPEC), houve agradecimentos pelo empenho de todos durante o ano de 2017 e despedida do diretor executivo Pe. Vanthuy Neto e da secretária Irmã Célia Santos, que partem para nova missão. A ocasião também foi de  acolhida do novo diretor Pe. Ricardo Castro e secretária Irmã Jacy Silveira de Souza.

O arcebispo de Manaus e também diretor presidente da AAPEC, Dom Sergio Castriani, presidiu a missa e relacionou o momento presente às leituras da liturgia do dia. Ele explicou durante a homilia a importância de celebrar a Eucaristia e manter os sinais de Cristo entre nós para então sermos indicadores de Cristo a todo aquele que necessita dele. “Jesus atrai todos que precisam de perdão, dos pecadores que buscam compaixão e misericórdia. Jesus é o rosto misericordioso de Deus, ele dá o pão a quem tem fome e a Eucaristia é sinal do Reino de Deus, a refeição dada por Ele a nós. Que possamos descansar neste período de férias, sem esquecer da importância de manter esses sinais de Cristo no meio de nós”, destacou o arcebispo que desejou um bom descanso e o desejo de retorno de todos aos estudos.

Um gesto simbólico de entrega de  todos que dão vida ao Itepes foi realizado pela Irmã Célia durante o ofertório,  recordando não apenas os funcionários e alunos, mas todas as congregações religiosas e leigos que passaram pela instituição e contribuíram com suas atividades, desejando que todos possam frutificar , dar bons frutos por onde forem, nas missões a que forem enviados.

Padre Vanthuy em suas breves palavras agradeceu aos bispos pelo apoio e confiança depositada no Itepes, em sua diretoria e em seu corpo docente, pedindo a Deus que dê a graça de que todos os professores e alunos experimentem mais Cristo dentro desta instituição que forma para a missão de evangelizar. Agradeceu em especial ao padre Cândido que veio de Tefé, em 2013, a pedido de Dom Sergio, para auxiliar na administração do Itepes.  À Irmã Célia pela dedicação, cuidado, organização, acolhida e apoio aos alunos e professores.  Agradeceu também aos docentes que ajudam a dar vida ao Itepes e mostrar o potencial que tem na formação de seminaristas e missionários religiosos ou leigos. Emocionado, agradeceu a acolhida da Arquidiocese de Manaus e do Seminário São José, no qual se tornou colaborador e parte da família formada pelos seminaristas e formadores. Finalizou desejando êxito ao novo diretor, o padre Ricardo, para que continue o trabalho desta instituição.

Ao final da missa houve um envio de todos que partirão em missão em outros municípios, estados e até países.  Os missionários proferiram algumas palavras de gratidão e receberam uma poesia de Dom Helder Câmara que fala da beleza de partir em missão e o desejo de realizem um ótimo trabalho de evangelização onde quer que estejam.

Por fim, todos se dirigiram para o hall principal para um café da manhã de confraternização.

 

 

 

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz