Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Movimento Terço dos Homens realiza o 8º Encontrão em Cacau Pirera

Cerca de mil homens, participaram na noite desta quinta-feira (30/11) da missa campal que celebrou o 8° Encontrão do Terço dos Homens, realizada na Igreja da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida, situada no Distrito de Cacau Pirera, município de Iranduba. A celebração foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora e Bispo Referencial do Terço dos homens no Brasil pela CNBB, concelebrada Arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Sérgio Castriani; pelo pároco, padre Thiago Santos Alves e demais padres convidados, auxiliados pelos diáconos Nelson Nogueira e Ricardo Lopes.

Desde a acolhida, o clima era de total descontração entre os participantes que iam chegando em caravana de ônibus, em carro particular, de bicicleta ou até mesmo a pé, o Movimento do Terço dos Homens, mostrou que não importa se o encontrão é aqui ou do outro lado da ponte e fez bonito com os homens orantes da Arquidiocese de Manaus se fazendo presente, unidos e rezando com suas famílias, fazendo uma verdadeira confraternização não só entre os grupos das diversas paróquias e áreas missionárias de Manaus, mas também com aqueles que vieram dos municípios mais próximos.

Não há dúvidas que a oitava edição do encontrão dos homens vai ficar marcado na história e na memória de todos aqueles que compareceram e puderam ver e ouvir de perto, as palavras do bispo referencial, que após a celebração, compartilhou, de maneira bem descontraída, um pouco de sua experiência no decorrer de alguns anos acompanhamento de perto o Terço dos Homens em todo o Brasil. Na sequência, veio o momento mais esperado, quando todos os presentes rezaram o terço juntos em uma única voz. Ao final, Manoel Miranda, coordenador regional do terço dos homens, fez os agradecimentos a todos os colaboradores e presenteou Dom Gil com um remo com a imagem de Nossa Senhora e uma camisa do movimento, com as cores amarela (simbolizando o Vaticano) e marrom (simbolizando os Franciscanos).

“O resgate do homem para igreja é obra do Espirito Santo e nós lembramos que o Terço do Homens não veio para dividir e sim para somar. Veio para que o homem deixe de ‘terceirizar’ a oração e hoje tem ajudado a evangelizar muitos homens, melhorando o relacionamento em casa e na comunidade. E hoje, saímos de Manaus, aceitamos a sugestão de Dom Sergio de fazer o encontrão em Cacau Pirera, fazendo o que o Papa Francisco pedi, uma igreja em saída, colocamos nossos medos e insegurança na mão de Deus e fizemos a nossa parte e até aqui o senhor nos ajudou. Agradecemos a todos que participaram e toparam o desafio, e com a ajuda de vocês, em 2018 nós vamos continuar crescendo e resgatando o homem para a igreja”, disse o coordenador Miranda.

As palavras do bispo referencial

Dom Gil durante o discurso de sua homilia, deu ênfase na leitura do evangelho no qual Jesus vai chamando seus primeiros discípulos para espalhar a sua Palavra, trazendo para a nossa realidade de hoje em dia, onde cada um de nós temos a responsabilidade de agir como os apóstolos e transmitir a obra de Deus, tendo sempre em frente Maria, a Rainha dos Apóstolos, a primeira discípula, que foi a primeira missionária, por ter dado a luz à Palavra de Deus encarnada, sendo aquela pessoa que transforma um lugar simples, em casa de Deus. “A grande alegria de Maria é ver você amando Jesus, o seu coração pode ser pequeno, pode ser do tamanho de uma capela, mas Maria transforma numa catedral”, disse Dom Gil.

 Após a celebração, Dom Gil tirou alguns minutos para partilhar sua experiência antes de iniciar a reza do terço e deixou claro como o terço nos ajuda a ficar próximo de Jesus. “Quem não tem fé não reza o terço e hoje, nós estamos celebrando o Terço dos Homens, movimento que tem espalhado pelo Brasil, a Palavra de Deus, o gesto de rezar o terço é de praticar a fé e praticando a fé, pratica-se a caridade. No terço nós contemplamos o rosto de Cristo, com os olhos de Maria. A oração do Terço, resume bem a oração cristã que se compõe de um louvor ao Pai e ao mesmo tempo de uma escuta da Palavra de Deus. Que nesta noite feliz que estamos aqui reunidos no 8º encontrão, possamos guardar no nosso coração esse modelo de discípulo que aprende e de apóstolo que ensina e é enviado”, finalizou.

Próximas atividades

Ao longo de 10 anos e crescendo cada vez mais, não há dúvidas sobre a importância que o Terço dos Homens têm na Arquidiocese de Manaus. Presente em 30 paróquias e com aproximadamente 3 mil homens participando em Manaus e também em outros municípios como: Tefé, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Nova Olinda, Iranduba, Careiro Castanho e Alvarães, os integrantes do movimento mostram a sua força não apenas com as orações, mas também servindo e atuando em diversos eventos e celebrações. Entre as futuras programações que irão participar, podemos citar:

04/12 – Sexta noite do Novenário de N. Sra. Da Conceição

08/12 – Procissão da Imaculada Conceição (fazendo a segurança da berlinda)

11/12 – Reunião de avaliação de 2017 e apresentação do calendário de 2018

13/12 – Acompanhamento da procissão de Santa Luzia na Mantinha

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

2 Comentários em "Movimento Terço dos Homens realiza o 8º Encontrão em Cacau Pirera"

avatar
pedro gomes divino
Visitante

nós tbm do terco da comunidade Bom Jesus estvamos presente neste encontrão

Isiane Chaves
Visitante

Lindo! Parabéns!

wpDiscuz