Novenário abre os festejos em honra à N. Sra. da Conceição, padroeira do Amazonas

Os Festejos da Padroeira do Amazonas iniciaram na noite desta quarta-feira (29/11), com o primeiro dia do Novenário em honra à Nossa Senhora da Conceição, realizado na Catedral Metropolitana, mais conhecida como igreja da Matriz. A celebração foi presidida por Dom Mario Pasqualotto, bispo emérito de Manaus, e teve como tema de abertura “Santa Maria, Sede de Sabedoria” e trouxe como convidados, os Grupos da Terceira Idade, Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), UNATI (UEA), Legião de Maria, Apostolado da Oração e os demais idosos da Arquidiocese e da cidade de Manaus de modo geral.

“Hoje temos a alegria de iniciar o nosso novenário e estamos felizes porque fizemos o convite aos grupos de idosos da cidade e eles deram de fato a sua adesão, lotando a Catedral e fazendo essa bonita celebração. E esperamos que seja sempre assim, a cada noite com uma temática e grupos específicos até do dia 7, último dia do novenário, pois dia 8 será o dia da festa com uma grande programação”, comentou padre Hudson Ribeiro, pároco da Catedral, que durante a celebração foi muito atencioso e solicito com o povo que ia chegando para a celebração.

Segundo o pároco, a expectativa para esse ano é superar os anos anteriores em qualidade e quantidade, visto que a reinauguração da praça da matriz é um atrativo a mais para atrair os fiéis. “A gente acredita que o novenário desse ano superará os anos anteriores, com a praça recém-inaugurada, o retorno dos fiéis se tornou mais evidente e mais efetivo. A igreja está com belíssima decoração, a imagem que segue na berlinda durante a procissão foi restaurada e estamos com um material novo, que foi impresso para a comunidade, enfim, estamos com uma expectativa muito positiva para receber o a todos”, disse o pároco.

Palavras do bispo

Durante a homilia, Dom Mário Pasqualotto, deu foco ao tema e salientou a sabedoria de Maria, até mesmo nos gestos mais simples. “Maria nos mostra que não basta seguir a Deus, é preciso amar e nos doar ao próximo, e a sabedoria dela nos leva a perceber que é no amor que a gente aprende a sentir o sabor das coisas sagradas. Maria com suas atitudes e com a sua sabedoria, nos mostra que o caminho faz chegar a Deus é ser humano e ser solidários com as pessoas que mais sofrem e precisam de nós. Que Nossa Senhora nos ajude e mostre o caminho para sermos assim solidários”, comentou o bispo emérito.

PROGRAMAÇÃO DO NOVENÁRIO –  18:30h

2ª Noite: 30/11 (Quinta)

Tema: A VIRGEM MARIA, MÃE E MESTRA ESPIRITUAL

CONVIDADOS: Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária, Expressões Juvenis e Universitários.   Preside: Pe. João Benedito

* 19:30h – Apresentação do MADRIGAL DA UEA (Música Sacra)

3ª Noite: 01/12 (Sexta)

Tema: A VIRGEM MARIA, A MÃE DA CONSOLAÇÃO

CONVIDADOS: Migrantes, Indígenas e população em situação de rua; Pastoral do Migrante, Pastoral do Povo de Rua, Comunidades de Vida que atuam com moradores em situação de rua; Pastoral DST AIDS.  Preside: Pe. Orlando

4ª Noite: 02/12 (sábado)

Tema: A VIRGEM MARIA, MÃE DA SANTA ESPERANÇA </strong

CONVIDADOS: Casais/Pastoral Familiar; Movimentos de Casais. Preside: Pe. Hudson

5ª Noite: 03/12 (domingo)

Tema: A VIRGEM MARIA NA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

CONVIDADOS: Crianças e adolescentes; Infância Missionária; Pastoral da Criança; Catequese do Setor Centro Histórico, Pastoral do Menor, Casa Mamãe Margarida e O Pequeno Nazareno. Preside: D. Tadeu

6ª Noite: 04/12 (segunda)

Tema: A VIRGEM MARIA, DISCÍPULA DO SENHOR

CONVIDADOS: Vocacionados – seminaristas e religiosos/as, Comunidades de Vida; Diáconos e candidatos ao diaconato permanente; Terço dos Homens.  Preside: Pe. Zenildo

7ª Noite: 05/12 (terça)

Tema: A VIRGEM MARIA, MÃE DA UNIDADE

CONVIDADOS: Comunidades de terreiro; Grupos de Maracatu; Remanescentes de Quilombos; Movimento Negro. Preside: Pe. Claudi

8ª Noite: 06/12 (quarta):

Tema: A VIRGEM MARIA, IMAGEM E MÃE DA IGREJA

CONVIDADOS: Paróquias do Centro Histórico.

* Entrega das medalhas – Assoc. Amigos da Catedral. Preside: D. Sérgio

9ª Noite: 07/12 (quinta):

Tema: A VIRGEM MARIA, CAUSA DA NOSSA ALEGRIA

CONVIDADOS: Expressões artísticas da cidade (música, dança, teatro, pintura…); Grupos de Animação do Canto Litúrgico, Serviço Arquidiocesano de Liturgia e Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra.  Preside: D. Jos