Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Seminário sobre a CF 2018, reúne representantes das arqui/dioceses e prelazias do Regional Norte – 1

No período de 24 a 26 de novembro, cerca de 60 pessoas participaram no Centro de Treinamento Maromba, do encontro de formação para os agentes multiplicadores da Campanha da Fraternidade (CF) – 2018, que traz como tema: Fraternidade e Superação da Violência e lema: Vós Sois todos irmãos (Mt 23, 8) que contou com a assessoria do padre Luiz Fernando, secretário executivo da CF da CNBB, vindo diretamente de Brasília. Além dos coordenadores das diversas pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese de Manaus, também estiveram presentes representantes da diocese de Coari e Parintins, da prelazia de Itacoatiara e de Borba do Regional Norte – 1.

De acordo com o diácono Francisco Andrade, um dos coordenadores, o evento começou por volta das 18h do dia 24, com a benção do bispo auxiliar, Dom José Albuquerque e finalizou as 12h de domingo. “É um encontro que se insere dentro da proposta do Ano do Laicato, pois há uma recomendação da CNBB para que a (CF) – 2018 seja trabalhada na perspectiva do ano dos leigos, por isso que esse grupo que esta participando do seminário, também participou da abertura do ano do Laicato realizada domingo de manhã na igreja da Matriz”, comentou. Segundo o coordenador, entre os grupos e pastorais que estiveram presentes, podemos citar: Pastoral da Criança, do Menor, Carcerária, Migrante e outros.

O objetivo do evento, de acordo com o padre Luiz Fernando, é fazer uma reflexão sobre a CF- 2018, que é um modo que a igreja no Brasil, encontrou para dialogar com a sociedade sobre diversos temas do mundo moderno. “A CF nos exige uma conversão pessoal, social sobre o tema proposto a cada ano, em 2018 abordaremos a superação da violência e pretendemos mapear quais são as iniciativas que existem hoje para a superação da violência, pois ela não é só direta, é cultural e estrutural. Para isso vamos fazer um estudo pelo texto base da campanha, trabalhando o VER, JULGAR E AGIR, e com isso, pretendemos traçar pistas de ações para ver o que o estado do Amazonas e o Regional Norte -1 pode contribuir para superar a violência e com isso colher os frutos da campanha”, explicou padre Luiz.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

3 Comentários em "Seminário sobre a CF 2018, reúne representantes das arqui/dioceses e prelazias do Regional Norte – 1"

avatar
Patricia Cabral
Visitante

Parabéns ao Regional por rer proporcionado esse estudo pois foi muito importante aprofundarmos a temática principalmente quando nossas ações pastorais trazem esse âmbito do perdão, da reconciliação e do amor fraterno. É um grande desafio para nós cristãos vivenciarmos a dimensão do amor aonde aconteceu ou acontece a dor, a violência.

Nixon Silva
Visitante

Boa tarde!!!
Excelente iniciativa da Regional Norte – 1.
Gostaria de saber se teve algum arquivo, em Power Point (Slides) apresentado neste Seminário sobre a CF 2018.
Se sim, tem como disponibilizar?

Ana Paula Gioia Lourenço
Admin

Vamos verificar com a organização do evento.

wpDiscuz