Devotos de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa participam de festa solene presidida pelo arcebispo de Manaus

O dia 27 de novembro é o dia em que se comemora a festa de Maria que também é conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, uma invocação especial  relacionada à revelação da medalha por Nossa Senhora das Graças à Santa Catarina Labouré, na ocasião noviça das Irmãs da Caridade em Paris, França, no século XIX. Em Manaus, as Irmãs da Caridade, responsáveis pela Casa da Criança, promoveram uma singela e bonita festa na Capela da Medalha Milagrosa que iniciou com o novenário de  18 a 26 de novembro, culminando na festa realizada na última segunda-feira (27/11) com procissão animada por Frei Paulo Xavier, que partiu da Igreja São Sebastião em direção à capela situada na Rua Ramos Ferreira – Centro.

O arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu a celebração que contou com a participação de muitas pessoas devotas à Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.  Durante sua homilia, o arcebispo revelou aos presentes como conheceu a medalha e o que ela significa para ele.  Segundo ele, em São Paulo, ao fazer uma confissão, o padre que o atendeu, ao final, deu a ele uma medalha e afirmou que ela o protegeria do pecado. Ele a usou e é testemunha da fé em Maria que é intercessora que roga pelos pecadores e medianeira de todas as graças de Deus. “Maria é intercessora, mestra, a Cheia de Graça. Um presente de Deus aos Cristãos. Essa é uma dimensão meriana e a Igreja tem devoção especial à Maria, mãe de Jesus. Que ela possa nos acompanhar em nossa vida e nos proteger do mal e do pecado”, afirmou, destacando que, embora Maria não seja necessária para a salvação, ela é um presente de Deus e nos ajuda a chegar a seu filho Jesus.

Ao final da missa, houve a bênção de algumas medalhas e a distribuição delas aos presentes, sob o pedido da Irmã Maria da Cruz de que as carregue com fé de que é um presente dado por Maria, para lembrar que ela intercede e nos ajuda a alcançar as graças que Deus concede a todos nós.

 

 

Simbolismo da Medalha Milagrosa

A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente. A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio, já estava predita na Bíblia, no livro do Gênesis. Deus declara iniciada a luta entre o bem e o mal. Essa luta é vencida por Jesus Cristo, o “novo Adão”, juntamente com Maria, a co-redentora, a “nova Eva”. É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus: a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, para que não mais a morte pudesse escravizar os homens.

Os raios: Simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre os seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama Tesoureira de Deus.

As 12 estrelas: Correspondem aos doze apóstolos e representam a Igreja. Simbolizam as 12 tribos de Israel. Maria Santíssima também é saudada como “Estrela do Mar” na oração Ave, Stella Maris.

O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Foi Maria quem o formou em seu ventre. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor.

O coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus: mesmo nas horas difíceis de Sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando da Sua dor, sendo a nossa co-redentora.
O M: Significa Maria. Esse M sustenta o travessão e a Cruz, que representam o calvário. Essa simbologia indica a íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.

O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a perpetuação do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristão.

 

 

Confira as fotos desta festa!


Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários