Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Tadeu consagra o altar da comunidade Divino Espírito Santo

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarro, presidiu na noite desta sexta-feira (24/11), a Consagração do Altar da igreja da Comunidade Divino Espírito Santo, localizada na rua Tucano, 23-77 – Tancredo Neves, pertencente à Área Missionária Maria Imaculada (AMMI). Concelebrando ao lado de Dom Tadeu, esteve o pároco padre Fernando Antônio e o vigário paroquial, padre Roberto Valicourt. Na ocasião, também foi realizada a benção do novo Sacrário da Comunidade, diante de uma igreja lotada de fiéis vindos das nove comunidades que compõe a A.M.M.I.

 

Rito de dedicação

Feito a procissão de entrada e a benção inicial do bispo para a assembleia, a primeira coisa que o bispo realiza na celebração é a benção da água para aspergir sobre o povo (percorrendo toda igreja), em sinal de penitência e lembrança do batismo. Finaliza esse momento aspergindo sobre o altar. A prece de dedicação e unção do altar inicia-se logo depois da liturgia da palavra, com as leituras do dia, do evangelho e homilia do bispo.

Nesta etapa canta-se a ladainha dos santos e, em seguida, se houver relíquias de Mártires ou de outros santos, depositam-se sob o altar. Depois, o bispo em pé, junto ao altar, sem a mitra e de mãos estendidas, faz em voz alta a prece de dedicação. Terminada a prece, o bispo derrama o óleo do santo crisma no meio do altar e em seus quatro cantos e depois começa a ungir e mesa inteira. Após esse momento é queimado o incenso sobre o altar e a fumaça que sobe para o céu é sinal das nossas orações, da nossa vida que se oferece a Deus.

Mais informações em breve

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Dom Tadeu consagra o altar da comunidade Divino Espírito Santo"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Muito lindo! Parabéns!

wpDiscuz