Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Conselho de Leigos promove formação para lideranças sobre o Ano do Laicato

Aconteceu na manhã do dia 25 de novembro, véspera da abertura do ano do laicato, o seminário sobre o Laicato para lideranças das pastorais, movimentos, comunidades, paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus. Na ocasião, o professor e teólogo Luiz Gonzaga apresentou o conteúdo de diversos documentos sobre a atuação do leigo, destacando a importância desse tempo em que se valoriza e anima o trabalho do leigo nas atividades de evangelização da Igreja Católica. Ele também apresentou a programação prevista até a festa de Cristo Rei, em 25 de novembro de 2018, quando se encerra o ano dedicado ao Laicato.

O seminário iniciou com a oração e a apresentação do objetivo deste evento, da abertura do Ano do Laicato, a importância de conhecer a história do leigo, a partir do Concílio Vaticano II.  Em seguida, o professor Luiz Gonzaga iniciou a partilha dos documentos da Igreja Católica sobre a presença dos leigos nas atividades evangelizadoras e a necessidade de animá-los para a participação ativa nas diversas comunidades católicas.

Professor Luiz é teólogo, pastoralista e biblista, que tem ajudado a Arquidiocese com a Escola de Teologia. É um leigo atuante que aceitou participar deste momento importante da igreja. Outros leigos teólogos também devem ser convidados a estar à frente de formações previstas para o Ano do Laicato.

A presidente do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Manaus, Patrícia Cabral, afirmou que o esperado é que as pessoas que aceitaram o convite para participar deste encontro, sejam multiplicadoras do conteúdo partilhado em suas comunidades. “A igreja é muito grande e não conseguimos estar em todos os lugares e o conselho não conseguiria sozinho alcançar todos os leigos em 2018. Por isso, motivados pelo que estão ouvindo esperamos que possam partilhar nas suas pastorais, nas suas comunidade, e fazer com que os outros também tenham esse desejo. Há muitas pessoas para o serviço, porém é preciso capacitar as nossas lideranças. É preciso que tenham conhecimento tanto da realidade pastoral e da Bíblia, como da caminhada da Igreja”, explicou Patrícia.

 

Confira as fotos do evento!



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz