Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral Vocacional realiza assembleia avaliativa e projetiva

Nesta noite de 21 de novembro, a Pastoral Vocacional (PV) da Arquidiocese de Manaus, se reuniu para a assembleia de conclusão do ano, com o objetivo de avaliar a caminhada de 2017 e projetar o calendário de 2018. O encontro aconteceu na casa Magis (casa dos Jesuitas), localizada na Av. Leonardo Malcher, nº 339 – centro, e contou com a presença do bispo auxiliar, Dom José Albuquerque, além de membros de congregações religiosas, leigos e leigas inseridos na equipe e alguns convidados.

Entre os convidados, esteve presente o Pe. José Roberto, da congregação Oblatos de Cristo Sacerdote (de Roseira/SP – Arquidiocese de Aparecida do Norte), que está de passagem por Manaus e veio acompanhando Dom José. Após as apresentações iniciais e o momento de oração, começou a avaliação do ano de 2017, baseada em perguntas que já havia sido enviada aos integrantes da PV. As perguntas estavam interligadas, sendo apreciadas de forma geral pelos comentários dos participantes que, no decorrer da assembleia, ponderaram sobre diversas questões.

Dom José salientou que, mesmo a nomenclatura mudando de SAV (Serviço de Animação Vocacional), para PV (Pastoral Vocacional), o trabalho deve ser um serviço dentro da Arquidiocese, para que as pessoas sejam capacitadas a ajudar jovens em seu processo vocacional. “É importante que os membros da Pastoral Vocacional trabalhem em redes e estejam presentes em outras pastorais, para se manter sempre em diálogo com outros agentes da arquidiocese, em especial catequese, pastoral familiar, coroinhas etc, para que possa buscar com outras pastorais e organismos, um espaço de cultivo e cuidado da juventude, promovendo uma cultura vocacional, numa igreja em saída”, disse Dom José.

Com relação a equipe de coordenação da PV, houve apenas uma pequena mudança no secretariado, os demais nomes continuam os mesmos sendo composto por: Esther Chacon, Coordenadora Arquidiocesana; Diacono Luiz Núbia e Lorena (família diaconal), com a vice-coordenação; Pe. Marco Aurélio, como Tesoureiro/Economato; e Arthur Carvalho (jesuíta), como novo Secretário, no lugar da Irmã Joice Sanchez (Carmelita). “Louvamos e agradecemos a Deus pelas experiências que vivenciamos durante o ano de 2017 e agora, impelidos pela missão, queremos ser responsáveis com aquilo que nos foi confiado; despertar nas diversas vocações, ética, discernimento e comunhão na diversidade de Nossa Igreja numa mística vocacional”, disse Esther Chacón, coordenadora da PV.

Principais discussões debatidas na assembleia

– A importância da PV de trabalhar em rede, estando presente ou ao menos se articulando com as demais pastorais, setores e paróquias/área missionárias da Arquidiocese, ao ponto de criar/revitalizar uma cultura vocacional em cada pessoa de nossas comunidades.

-A importância, seriedade e cuidado no acompanhamento vocacional, a tal ponto que se considere o processo de cada um, para evitar que se “queime etapas” no discernimento vocacional e fruste a felicidade de alguns jovens.

– A necessidade de elaboração de materiais (subsídios) para dinamizar encontros vocacionais, de modo a se atingir comunidades e grupos de base da pastoral da juventude, catequese, coroinhas etc.

 

Colaboração: Esther Chacón e Arthur Carvalho

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Pastoral Vocacional realiza assembleia avaliativa e projetiva"

avatar
Pasquita
Visitante

A juventude é o coração da PV

wpDiscuz