Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Casa MAGIS Manaus promove 5° edição do Mochilaço Jovem

A Casa MAGIS Manaus, promoveu entre os dias 18 e 19 de novembro mais uma edição do Mochilaço Jovem. Neste ano sob a luz do tema: “Juventude Mochileira, com Maria somos mensageiros da Alegria do Encontro” e Lema: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

O percurso que teve 19 km, iniciou no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Manaus e seguiu até a Área Missionária Nossa Senhora Aparecida no distrito de Cacau Pirera, município de Iranduba na região metropolitana, reuniu cerca de 55 participantes mochileiros, 25 colaboradores e equipe de coordenação, além de 5 oficineiros.

Durante o percurso que aconteceu no primeiro dia chamado de Peregrinação Inaciana*, os mochileiros foram convidados a fazerem 5 paradas de reflexão de acordo com a temática, na oração de contemplação dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, a partir dos 5 sentidos. Trata-se de cristificar o olhar, escutar, falar e agir.

A partir da peregrinação inaciana os mochileiros foram chamados a contemplar Deus e sua criação, aprofundar, conhecer a relação consigo mesmo, com mundo e com o transcendente.

Cada parada teve um sentido e tema a ser refletido, Visão: o anuncio do anjo a Maria, aconteceu em frente à sede do Sul América Esporte Clube; Tato: visita de Maria a sua prima Isabel, aconteceu na comunidade São Vicente de Paulo, onde também é sede da casa de acolhida para idosos; Olfato: fuga para o Egito, aconteceu na comunidade de Santo Antônio sede da Paróquia Santo Antônio; Paladar: primeiro milagre, aconteceu na comunidade Santo Antônio de Pádua da Paróquia de São Vicente de Paula, onde foi servido o almoço.

Depois do almoço, houve  um breve momento de descanso e em seguida a peregrinação foi retomada com o percurso na ponte sobre o Rio Negro. Na última parada de reflexão, os mochileiros contemplaram o sentido da Audição: grande família de Jesus, que aconteceu a menos de 1km da sede da Área Missionária Nossa Senhora Aparecida o destino final.

Chegando na comunidade Nossa Senhora Aparecida no Cacau Pireira os mochileiros foram recebidos com fogos e muita animação da juventude da comunidade que os recebiam dançando. Os jovens cansados do percurso foram liberados para tomar banho e jantar e em seguida participaram de uma vigília preparada pela equipe de animação. A noite terminou com partilhas das suas experiências vividas durante o percurso.

No dia seguinte, domingo, todos participaram do momento de oração comunitária e pessoal e uma pequena orientação para a visita às famílias residentes nas comunidades de Cacau Pireira, Mutirão e Mutirãozinho, a visita aconteceu durante toda a manhã. Na parte da tarde os mochileiros e comunitários puderam participar das oficinas de Mulher; Projeto de Vida; Dança Circular; Jogos Socioambientais, Espiritualidade e Famílias.

O encerramento aconteceu na sede da Área Missionária com a celebração eucarística presidida pelo padre Silas Silva, (SJ) coordenador da Casa MAGIS Manaus.

Peregrinação Inaciana*

Trata-se de o/a jovem fazer a experiência de ser peregrino/a assim como foi Santo Inácio de Loyola. A peregrinação inaciana possui duas dinâmicas internas. A primeira consiste em uma peregrinação interior. A peregrinação além de ser um exercício de caminhar em um espaço geográfico é também o exercício da caminhada pessoal para dentro de si mesmo, não em uma perspectiva intimista, mas de reconhecer suas capacidades, seus dons, talentos e qualidades, mas também de reconhecer suas limitações, fragilidades e suas possibilidades de crescimento, humano e espiritual. Ela é uma itinerância para o mais profunda de nós mesmos. Este é o lugar privilegiado da manifestação de Deus.

 

Fotos: Casa MAGIS Manaus

Confira o registro fotográfico, clique aqui.



Por: Arthur Amorim

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Casa MAGIS Manaus promove 5° edição do Mochilaço Jovem"

avatar
Visitante
Visitante

Mochilaço Jovem, sem dúvida uma experiência maravilhosa promovida pela casa magis. Obrigado a vocês.

wpDiscuz