Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Celebração de bênçãos e shows musicais marcam a reinauguração da nova praça da Matriz

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu na noite de quarta-feira (15/11), a solenidade de benção da Praça XV de Novembro, mais conhecida como “Praça da Matriz”, marco histórico da cidade que foi devolvido à população pela Prefeitura Municipal de Manaus, depois de um longo período fechado para restauro. Além do prefeito Artur Virgílio Neto e sua comitiva, estiveram presentes os padres Charles Cunha e Hudson Ribeiro auxiliando o arcebispo na “Celebração de Benção” realizada no palco do evento montado próximo ao Relógio Municipal, ponto turístico que também foi entregue totalmente restaurado.

“Estamos aqui para reinaugurar a praça da Igreja da Matriz, a mãe de todas as igrejas do Amazonas e da nossa cidade. Aqui é um lugar de encontro, um lugar de diálogo e cheio de história do nosso povo. Tantas amizades e amores nasceram nesta praça e, uma cidade sem praça, é uma cidade morta, triste e sem vida. Esta praça reformada é um lugar de fraternidade, de liberdade. Agradecemos a Deus por este local, que aqui venha ter muita paz, segurança para todos e respeito mútuo, pois como disse São Paulo ‘amai-vos uns aos outros e procurai viver em paz’”, comentou Dom Sergio em seu breve discurso.

Dom Sergio fez uma oração e em seguida fez a benção da Praça XV de Novembro, pedindo para que Deus possa vir abençoar nossa querida “Praça da Matriz” e todos os que por ela transitarem. Na sequência, ouvimos as badaladas dos sinos da Catedral Metropolitana, enquanto era entoada solenemente a música Ave Maria. Após o rito da bênção, o Prefeito e outras autoridades, disseram algumas palavras, encerrando o momento com os parabéns pelo aniversário natalício do prefeito Arthur Neto e pela rádio Rio Mar 103,5MHz, que completou neste dia 63 anos de existência, e como parte de sua programação especial, fez a transmissão do evento ao vivo.

Após esse momento, foi realizado o “descerramento da placa”, por Dom Sergio, pelo prefeito Arthur Neto, algumas autoridades e membros de sua família, que juntos fizeram o gesto simbólico de oficializar a reinauguração da Praça da Matriz. Apesar da grande quantidade de pessoas que, no decorrer de todo o evento, foram até o Arcebispo para dar um abraço, pedir a benção ou fazer a tradicional foto, Dom Sergio tratou a todos com um imenso carinho, desde a criança até o mais idoso o arcebispo fez questão de cumprimentar e ter uma breve conversa, até mesmo o rapaz que operava o drone da filmagem, ganhou a atenção ao explicar para o Arcebispo como funcionava o equipamento.

Shows e apresentações

A programação iniciou pontualmente às 16h com a apresentação de três grandes nomes da Música Popular Amazonense (MPA), que cantaram em dois momentos, antes e após a solenidade de celebração de benção realizada pelo arcebispo Dom Sergio Castriani. O primeiro o subir no palco e dar as boas vindas ao público foi o cantor e compositor, Zezinhho Correa, em seguida veio Nunes Filho fazendo suas performances com seu jeito de dançar característico e na sequência, Lucilene Castro interpretou algumas canções e finalizou sua participação com um dueto ao lado de Zezinho Correa.

Encerrando este primeiro momento, tivemos a apresentação do coral de 30 alunos da Escola Municipal Don Jacson Damasceno, que fica no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. Os artistas voltaram a subir no palco novamente, por volta das 18h30 e, já com a praça completamente lotada, fizeram a contagem regressiva para ligar as luzes da árvore de natal de aproximadamente 10m, fazendo a alegria de pessoas que sozinhas ou acompanhadas, com certeza poderão afirmar que a reinauguração da praça, seja pelo evento religioso ou festivo, foi um marco na história da cidade.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz