O arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu na manhã deste domingo (05/11), a celebração em homenagem aos 175 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência, vivendo a “Confiança, Esperança e Amor” de Deus. A Santa Missa foi realizada as 7h na igreja da comunidade São Mateus, situada na Rua Cleusa Coelho nº 2 – Zumbi II, pertencente à Área Missionária Santos Mártires, setor São José Leste, e foi concelebrada pelos padres Isley e Jaroslaw Piasecki.
“Compreendemos nossa vida como uma dinâmica: confiamos em Deus, na certeza de que nada escapa ao seu olhar; e trabalhamos por Ele e com Ele, certas de que, através de nosso “sim” generoso e gratuito, a Divina Providência encontra voz e vez, mãos e pés, olhos e coração voltados para a missão de aproximar, aqui e agora, a instauração de seu Reino”, explicou irmã Valmi Bohn sobre a espiritualidade do carisma da congregação.
Segundo a Irma Valmi, a comemoração começou muito antes de domingo. “Celebramos os 175 anos da Congregação em dois momentos fortes, a missa de hoje a celebração realizada no dia 3/11, dia da Fundação da Congregação. Celebramos a missa as 7h em nossa casa celebrada pelos Padre Jaroslaw e Pe. Jardson, contando com a presença do povo das sete comunidades da área missionária. Após tivemos um gostoso café partilhado, com cerca de 60 participantes. Foi um lindo e significativo momento de partilha e de alegria pela vida das Irmãs da Divina Providência e sua presença por 29 anos em Manaus”, comentou a irmã.
Chegada das irmãs em Manaus
Dia 12 de Março de 1988 chegaram as primeiras Irmãs que se hospedaram no Colégio Auxiliadora e no dia 13 de Março iniciaram a comunidade no Bairro do Crespo. Ajudaram nas Pastorais, nas Escolas e no Posto de Saúde. Em junho de 1989, após uma grande enchente, Ir. Terezinha acompanhou o povo para o Bairro Zumbi e em 7de fevereiro de 1990 as Irmãs vieram morar no Bairro Zumbi dos Palmares.