Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Conselho Arquidiocesano se reúne em preparação ao Ano do Laicato

A coordenação do conselho de leigos e leigas da Arquidiocese de Manaus, reuniu-se na manhã deste sábado (04/11) com o intuito de planejar as atividades de abertura do Ano do Laicato, que tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino e lema Sal da terra e Luz do mundo. (Mt 5, 13-14). A abertura do Ano do Laicato acontecerá uma missa dia 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, às 7h30 na Catedral Metropolitana de Manaus presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus, com a participação de todas as pastorais arquidiocesanas, movimentos, comunidades de vida, serviços e representações de nossas áreas missionárias e vai até dia 25 de novembro de 2018.

Segundo Patrícia Cabral, presidente do conselho, a primeira atividade será o Tríduo que terá um subsídio específico para nossa realidade e está sendo elaborado pela comissão do regional norte 1 responsável pelo Laicato. “Serão 3 encontros com temas diferentes, porém que proporcione uma reflexão da realidade local na base. Depois teremos o Seminário “A Vocação dos leigos e leigas a partir do Concílio Vaticano II até o Documento CNBB 105 – Cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade”, que tem como objetivo mostrar aos leigos e leigas a sua importância na caminhada da igreja bem como seu papel de grande relevância na vida da sociedade”, disse. O seminário será realizado no dia 25 de novembro de 2017, no Auditório Mãe Paula, no Centro de Formação da arquidiocese de Manaus (Cefam) e é aberto para todos, as inscrições estão sendo feitas na Coordenação de Pastoral.

Durante o encontro, também foi visto a programação para 2018 que consta das Formações sobre o Documento 105 nas áreas missionárias, paróquias e comunidades, na realização de três seminários durante o ano de 2018, na participação nas Escolas e Faculdades Católicas com as temáticas sobre o Laicato, na participação de atividades junto aos Conselho Paritários e Conselho Tutelar, a realização de um seminário com a juventude e a inserção nas atividades, principalmente a vivência da X APA. “Estaremos também compondo uma coordenação ampliada com representação dos setores pastorais da arquidiocese, movimentos, comunidades de vida e serviços para um maior envolvimento e reflexões sobre a atuação dos leigos e leigas”, comentou Patrícia. Para quem desejar conhecer melhor as atividades do conselho de leigos e leigas, os encontros acontecem todo terceiro sábado de cada mês as 8h30 no Cefam.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Conselho Arquidiocesano se reúne em preparação ao Ano do Laicato"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Ótimo! Parabéns!

wpDiscuz