Sob o tema “Espiritualidade do comunicador segundo o coração de Maria” a Pastoral da Comunicação (Pascom) Arquidiocesana realizou no último sábado (28/10) o Encontro Arquidiocesano para Agentes da Pastoral da Comunicação, quando aconteceram palestras e oficinas com temáticas que atenderam à demanda de formação solicitada pelos comunicadores católicos na Jornada de Comunicação realizada em maio deste ano. Ao todo participar 90 agentes de Pascom de diversas paróquias e áreas missionárias.
Após a abertura realizada pela organização o evento e as palavras de boas-vindas do arcebispo metropolitado, Dom Sergio Castriani, a fundadora da Comunidade Católica Hallel, Clenir Viana, apresentou aos presentes o tema do encontro Espiritualidade do comunicador segundo o coração de Maria, destacando a necessidade de todo comunicador seguir o exemplo de Maria e apontar para Jesus, a fonte do amor, do perdão e da salvação, e para isso precisa viver a palavra de Deus, conhecer a igreja, respeitar o sagrado, dentre outros atributos que o ajudam a evangelizar por meio dos textos nos informativos e nas redes sociais, da locução nas rádios comunitárias e do registro fotográfico.
O religioso da congregação Marista, Irmão João Gutemberg, que coordena os trabalhos da Rede Eclasial Pan-Amazônica (Repan) de forma muito dinâmica tratou da encíclica Laudato Si, destacando aspectos que despertam nos comunicadores a necessidade do cuidado com a casa comum através de pequenos atos do dia a dia para que o pouco que cada um faça, seja exemplo para outros e isso se transforme em muito o que ajudará na preservação e cuidado de nossa terra.
“Tivemos um encontro muito significativo com as pascoms da Arquidiocese de Manaus, com agentes muito animados e interessados. Fizemos uma dinâmica de conhecer o conteúdo de encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, sobre a ecologia e o cuidado com a casa comum. Fizemos uma dinâmica onde todos foram participantes de forma interativa para aborda dez dos principais temas da Laudato Si, trazendo suas experiências para conectá-los com a encíclica. Nesta o papa insiste em uma ecologia integral, que não só lida com as questões humanas e do ambiente, mas também integra o ser humano no ambiente e para isso precisamos de uma conversão ecológica, voltando-se ao mundo como lugar da salvação e pois tudo está interligado na Casa Comum”, afirmou Ir. João.
Houve também as oficinas de Locução com os jornalistas Carlos Eduardo e Glaucio Henrique, com técnica de comunicar através da voz, apresentando estilos de locução (artística, comercial e jornalística). Carlos que iniciou sua carreira em rádio comunitária, e com isso ganhou gosto pelo rádio e pelo jornalismo, afirmou que esteve muito a vontade em falar para agentes da Pastoral da Comunicação e que tem certeza que estes levarão as dicas colocadas na oficina para seus trabalhos pastorais, aprimorando o serviço de anunciar a boa nova no Evangelho.
Nas oficinas de fotografia, Francisco Tote e Perezes Júnior, apresentaram algumas técnicas básicas para fotografia, em especial em espaço religioso que exige respeito e reverência por parte do fotógrafo. Houve troca de experiências e os participantes puderam tirar algumas dúvidas. “Algo que destaquei foi a importância de viver o Evangelho, o Cristo, e através dessa intimidade com Deus, é possível transmitir uma boa fotografia e uma mensagem do evangelho, sendo uma luz que anuncia o Evangelho. É preciso conhecer os ritos, o ambiente, para que com respeito e veneração, participe da celebração e faça fotos que transmitam a experiência daquele momento, de Cristo”, afirmou Francisco Tote.
Confira o registro fotográfico.
Mais fotos podem ser acessadas na fanpage da Pascom Arquidiocesana /PasCom.ArquiManaus/