Moradores da Vila de Balbina pedem ajuda da Arquidiocese e da Cáritas sobre consequências da privatização da hidrelétrica

No dia 17 de outubro, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no distrito de Balbina, convocou uma reunião para tratar sobre a Privatização da Hidrelétrica, que está inserida na Vila de Balbina onde residem mais de 3 mil famílias, incluindo os ribeirinhos e indígenas. A reunião foi realizada de 11h às 13h30, no Clube da Vila de Balbina e contou com a presença de 235 pessoas, dentre elas esteve o Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani; o Bispo Auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque; o Vice-Presidente da Cáritas Arquidiocesana, Pe. Orlando Barbosa; o pároco da Paróquia N. Senhora do Perpétuo Socorro, Pe. Israel Magdaleno; o Procurador Federal, Dr. Fernando Merlotto (MPF), e representantes da Associação de Moradores e do Sindicato dos Urbanitários.

O objetivo da reunião foi entender a real situação do processo de privatização, além de outras situações envolvendo a educação, saúde e segurança na localidade. A luta dos moradores é pela permanência na terra, pois caso haja a privatização estes terão que ser removidos. Para tanto, foram propostos dois encaminhamentos: Criação de Comissão Permanente dos Moradores e uma Audiência Pública.

Com informações de Antonio Fonseca – Cáritas Arquidiocesana

Fotos:  Antonio Fonseca