Procissão e missa campal atrai centenas de devotos de Santa Edwiges

Aproximadamente 3mil fiéis participaram na noite desta segunda feira (16/10) da procissão e missa campal, presidida pelo bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarros, concelebrada pelo pároco, Frei Flávio Freitas e pelo pe. Jânio de Assis, em honra Santa Edwiges, conhecida como a protetora dos pobres e endividados. O evento foi realizado na igreja da Comunidade Santa Edwiges, localizada na rua Oriental, Beco Santa Rita s/nº – Conjunto Morada do Sol – Aleixo, pertencente à Área Missionária São Maximiliano Kolbe, onde por volta 18h a procissão iniciou-se percorrendo algumas ruas do bairro com os devotos rezando, cantando e relembrando alguns fatos importantes da vida da Santa.

Para Frei Flávio, foram 10 dias de festejos realizados de com o apoio do povo que participaram de forma unida da novena e das celebrações. “Todos os dias nos encontrávamos as 19h e, uma das coisas belas foi a união do nosso povo e o desejo de querer servir sempre mais em nossa programação da comunidade. Hoje, nós abrimos a igreja as 8h e, ao longo do dia recebemos a visita de peregrinos de diversas as partes da cidade que vieram rezar, fazer o seu pedido e agradecer. Do maior ao menor, so temos que agradecer a todos que fizeram desse momento uma bela festa e que Santa Edwiges possa continuar a cuidar do nosso povo mais simples e endividados”, comentou o pároco.

E o clima de união pôde ser notado durante a novenário, na cerimônia do alvorada (que reuniu cerca de 200 pessoas na madrugada de domingo para segunda) e também na multidão, que por onde passavam em procissão, abençoavam as pessoas que se encontravam nas sacadas dos apartamentos e nas calçadas em frente da casas ou comércios. “Eu moro no bairro do São José I, mas sempre frequento aqui a missa na comunidade de Santa Edwiges, a qual eu sou devota há muitos anos e hoje vim na procissão pedindo pela cura da minha irmã que está com um problema na perna mas tenho certeza que ano que vem eu voltarei aqui com ela curada”, disse dona Ivanilce Araújo

Para outro devoto, a festa é uma oportunidade de rezar e confraternizar. “Há cerca de 16 anos eu participo dos festejos de Santa Edwiges como forma de agradecimento à uma graça alcançada quando há alguns anos eu estive passando por uma situação financeira difícil e ela me ajudou. Por isso todos os anos, independente de onde eu esteja, em Manaus ou Fortaleza, eu participo dos festejos e percebo que a presença dos devotos está cada vez mais aumentando, e é bonito ver todo esse povo reunido, orando junto e se confraternizando depois no arraial da comunidade”, comentou Sergio Bastos, morador do conjunto Shangrilá, no parque dez de novembro.

As palavras do bispo

Durante todo o evento, Dom Tadeu esteve a frente do seu povo, conduzindo o rebanho enquanto seguiam em peregrinação nas ruas e abençoando a todos no momento da santa celebração. Durante a sua homilia o bispo auxiliar comentou sobre os três estágios da vida feminina baseado no exemplo de Santa Edwiges: esposa, mãe e viúva, que viveu o amor de Deus na simplicidade e se dedicou àqueles mais necessitados, sendo um verdadeiro sinal de Jesus Cristo em nossas vidas.

“Olhando para a vida de Santa Edwiges, percebemos esses três estágios, como esposa, como viúva e, principalmente como mãe, pois a sua maternidade se estende até hoje sobre cada um de nós. Ela nos ensina a perceber em nossa vida o que realmente é útil e ir contra a ideia de acumular coisas e dominar as pessoas, pois se nós vivemos da eucaristia, devemos buscar a santidade assim como Santa Edwiges viveu isso todos os dias de sua vida, mas é preciso ir à procura e agir como uma igreja em saída como pediu Papa Francisco”, disse.