Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comunidade Santa Teresa D´Ávila celebra festa da padroeira com procissão e missa

A comunidade Santa Teresa D´Ávila, localizada na barra do Cetur, lote 12 – Tarumã, uma das 23 comunidades pertencente à Área Missionária do Tarumã, celebrou ontem a festa da sua padroeira com procissão e missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sergio Castriani que contou com a participação de fiéis da comunidade e muitos visitantes. Durante a celebração, também foi lembrado o dia mundial das missões e o dia dos professores.

Santa Teresa de Jesus foi uma mulher de oração, decidida, contemplativa e muitos foram seus dons. Aos 20 anos entrou para o Carmelo de Ávila (Espanha), onde realizou a reforma que recebeu o seu nome. Ao longo da semana, a comunidade realizou o trido, onde tiveram a oportunidade de refletir sobre a vida da padroeira com o tema “Na alegria do evangelho realizamos nossa missão” e com o lema “Eia aí a sua mãe” (Jo 19: 25).

A frase “Muitos são chamados e poucos são escolhidos” foi o pilar da celebração, que começou por volta das 17h15. Após o primeiro momento dentro da igreja, quando Dom Sergio deu as boas-vindas à comunidade, todos saíram em procissão, percorrendo uma distância de três quarteirões cantando e rezando, até voltaram à igreja onde deu continuidade ao rito celebrativo. Dom Sergio durante a sua homilia, focou nas leituras do evangelho, mas também comentou sobre a vida da Santa, da qual ele é devoto.

Segundo Fernanda de Oliveira, coordenadora da comunidade, toda a festa foi resultado de um esforço coletivo da comunidade. “Estamos há um mês preparando essa festa de Santa Teresa D´Ávila e nos empenhamos muito principalmente quando soubemos que Dom Sergio confirmou presença em nossa celebração e estamos muitos felizes com a participação de toda a comunidade, que são todas muito devotas e que se dedicam com todo carinho, pois aqui tudo que fazemos é partilhado e feito com amor”, disse.

Para Valéria Costa, esse ano a festa foi ainda mais emocionante pois teve a presença de sua filha Valquíria, vestida com Santa Teresa durante a procissão, ver a sua filha participar da procissão vestida como a Santa. “Para mim é muito importante não só que a comunidade participe, mas também que as crianças desde cedo tenham esse conhecimento e essa inserção na Palavra, para mim foi uma honra ver minha filha realizar o trajeto ao lado de Dom Sergio, representando nossa patrona”, disse a mãe orgulhosa.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

2 Comentários em "Comunidade Santa Teresa D´Ávila celebra festa da padroeira com procissão e missa"

avatar
Isiane Chaves
Visitante

Lindo! Parabéns!

WEBETHIS MELO
Visitante

Realmente a festa de nossa padroeira Santa Teresa D’Ávila foi muito espiritualizada com a presença de Dom Sergio Castriani, ministros e amigos das outras comunidades da área missionária tarumã.

wpDiscuz